Facebook
11/06/2018 - 14h00m

PARA OUVIR DEMANDAS

Prefeituras do Bico adeptos ao Selo Unicef 2017-2020 devem promover Fórum Comunitário até o dia 30 de junho

Redação

As prefeituras dos quinze municípios biquenses que aderiram ao Selo Unicef, edição 2017-2020, devem promover o 1° Fórum Comunitário, com o intuito de ouvir da comunidade os principais problemas que atingem crianças e adolescentes. Os fóruns devem ser realizados até o dia 30 de junho de 2018.

Os 15 municípios do Bico do Papagaio que aderiram ao Selo Unicef, edição 2017-2020, foram; Aguiarnópolis, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis.

Adesões

Ao todo, 639 municípios pertencentes a Amazônia legal aderiram ao Selo UNICEF em 2017. No Tocantins, 87 aceitaram o desafio de colocar a infância e adolescência no centro da agenda municipal e, a partir de várias atividades e ciclos de capacitação previstos na metodologia, serem reconhecidos com a certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2020. Apenas 39 municípios tocantinenses marcaram a data do evento, o que representa apenas 44% dos inscritos no Selo UNICEF.

Sobre os fóruns

Serão dois Fóruns a ser realizados ao longo do Selo UNICEF. O 1º Fórum é no ano de 2018, e tem como objetivo dar a oportunidade para que a comunidade local dê contribuições ao Plano Municipal de Ação dos direitos das Crianças e dos Adolescentes. Esse documento vai conter as estratégias necessárias para que a gestão pública consiga ampliar o acesso aos direitos e melhore a qualidade dos serviços prestados a esse público. O 2º Fórum acontece em 2020, ao final da edição do Selo e visa realizar nova escuta da população para avaliação do Plano de Ação construído no 1º Fórum e dos resultados obtidos pelo município.

Para o 1º Fórum Comunitário são convidados todos os moradores do município, incluindo adolescentes, sejam da área urbana ou rural. A participação de membros de comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e, também de assentados e pessoas com deficiência, é uma prioridade para o projeto.

Temas dos fóruns

Durante o evento, as pessoas presentes discutirão 11 temas que são foco do Selo UNICEF: registro civil; evasão escolar; programas, serviços e benefícios sociais para as famílias vulneráveis; alimentação infantil; gravidez na adolescência; pré-natal; óbito materno; qualidade da educação; direita à vida; violência contra a criança e o adolescente e protagonismo juvenil. Em alguns, também será discutido o tema do saneamento básico e sua ligação com a vida de crianças e adolescentes.

Nas discussões a população refletirá e falará como esses problemas acontecem na cidade e sugerirá formas de melhorar a gestão pública focada nos direitos de meninos e meninas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS