Facebook
15/01/2018 - 10h03m

EM PALMAS

Diretora de escola e diretor regional de educação de Tocantinópolis participam da formação inicial de 2018 das Escolas Jovem em Ação

Redação

Suelene Gomes Silva, diretora do CEM Darcy Marinho, e diretor regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho

Diretores e coordenadores das 36 escolas da rede estadual que oferecem o ensino integral esteve reunidos em Palmas, de 10 a 12 de janeiro, participando da formação inicial de 2018, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Entre os participantes, esteve a diretora do CEM Darcy Marinho e o diretor regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho. Até a última sexta-feira, 12, os profissionais estevem aprofundando os conhecimentos relacionados às tecnologias de gestão educacional.

Participaram cerca de 90 profissionais entre diretores, coordenadores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação

Participaram da capacitação, os gestores das 12 Escolas Jovem em Ação, que ofertam o ensino médio integral no Tocantins e os diretores das 24 unidades de ensino de tempo integral dos anos finais do ensino fundamental. A pauta da formação contempla estudos sobre os diferencias do Programa Jovem em Ação, como as disciplinas eletivas, as práticas experimentais, os clubes de protagonismo e os projetos de vida dos alunos.

“A forma de gestão é um dos diferenciais das escolas Jovem em Ação que está sendo oferecida também para os gestores das unidades escolares que ofertam o ensino integral para os anos finais do ensino fundamental. Hoje trabalhamos a operacionalização das tecnologias de gestão educacional e o macro planejamento. A expectativa da Seduc é que as equipes possam aperfeiçoar o trabalho q já vem sendo desenvolvido para que os nossos alunos tenham sucesso na aprendizagem e possam realizar seus sonhos por meio da Educação”, frisou a coordenadora do programa Jovem em Ação, Maristélia Alves.

Escola Jovem em Ação

Escola Jovem em Ação é o nome dado, no Tocantins, ao programa federal de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio Integral. Em 2017, o Tocantins aderiu à iniciativa com 12 escolas da rede estadual de ensino. Para o ano de 2018, o objetivo é ampliar o número de escolas que oferecem esse modelo de ensino-aprendizagem.

O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil entre os estudantes. O diferencial dessas escolas está nos componentes curriculares da parte diversificada: estudo orientado, projeto de vida e disciplinas eletivas, que interagem de forma interdisciplinar e que, no caso específico das disciplinas eletivas, esses componentes são adaptados para que os alunos possam escolher os temas com orientação do professor para ser trabalhado a cada semestre letivo.

 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS