Facebook
30/05/2017 - 18h10m

SETE NOVOS CASOS

Com um caso suspeito em Augustinópolis; TO tem aumento nos casos suspeitos de febre amarela em maio

O Tocantins tem atualmente nove casos suspeitos de febre amarela sob investigação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Os dados mostram um aumento de duas notificações em relação ao último mês de abril, quando foi confirmada a primeira morte pela doença no estado após 17 anos.

Em abril eram 21 suspeitas notificadas, sendo que sete estavam sob investigação em Palmas, Araguaína, Pau D’Arco, Aparecida do Rio negro, Sucupira e Taguatinga. Cinco destes casos foram descartados, mas outros sete foram notificados e começaram a ser investigados.

Os casos notificados que ainda estão sob investigação ficam em:

  • 5 casos em Palmas - região central;
  • 2 casos em Pedro Afonso – região central;
  • 1 caso em Miracema – região central;
  • 1 caso em Augustinópolis – extremo norte.
  • Entre dezembro de 2016 e maio de 2017, segundo os dados da Sesau, foram 31 notificações em 16 municípios. Os exames de laboratório descartaram 21 deles, nove estão sob investigação e apenas uma morte foi confirmada para a doença.

Morte em macacos

O levantamento feito em abril mostrava 57 casos de mortes de macacos em áreas de mata, epizootias, foram registrados no Tocantins. Neste novo balanço, o número subiu para 72 eventos. Entre estes, 11 estão sob investigação em Ponte Alta do Bom Jesus, Tocantínia, Palmas, Porto Nacional, Araguanã e Araguaína.

Outros dois registros de epizootias foram descartados. Até o momento, apenas um evento de epizootias deu positivo para a febre amarela, em Porto Nacional.

Vacinação

O Brasil vive o maior surto de febre amarela observado nas últimas décadas. A maioria dos casos confirmados foi registrada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente, o Tocantins e mais 18 estados são considerados área de risco para febre amarela.

A vacinação é recomendada para todos que viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3.530 municípios que estão na área de recomendação de vacinação do Ministério da Saúde. Estas cidades ficam em todos os estados do Norte e Centro-Oeste, e em partes de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem. (Com informações do G1)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS