Facebook
23/03/2017 - 23h32m

BOA INICIATIVA

AUGUSTINÓPOLIS: Projetos apoiados pelo Estado levam informações sobre saúde a adolescentes

Redação

Os jovens e adolescentes da zona rural e da cidade de Augustinópolis, tem usufruído e aproveitado bastante dos projetos apoiados pelo Governo do Estado, e que foram desenvolvidos por agentes da Atenção Básica do município.

Os projetos Adolescentes em Ação e Agentes da Alegria têm o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e oferecem atividades lúdicas como dança, aulas de música e biblioteca aos jovens e adolescentes da região. A ação também conta com a participação de agentes comunitários de saúde do município que utilizam a linguagem do teatro para trabalhar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids). A “Oficina do Riso”, por exemplo, é uma maneira de transmitir conhecimento sobre métodos preventivos e contraceptivos brincando.

A assessora técnica da área de Prevenção da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, Sâmia Chabo, elogiou  a iniciativa da equipe de saúde do município e lembrou que Augustinópolis é referência para a região Norte e agora começa a ganhar destaque em âmbito nacional. Os projetos da cidade tiveram destaque em material produzido pelo Canal Saúde, do Ministério da Saúde. “São os municípios que fazem a diferença e que são a mola propulsora para a prosperidade do Estado. A gestão estadual não consegue desenvolver seu trabalho sem a parceria com os municípios", disse.

“Sempre tivemos o apoio da Secretaria de Estado da Saúde materiais e profissionais para capacitar os agentes. Já fizemos apresentações em várias ações e a Secretaria sempre está junto, apoiando no desenvolvimento dos projetos e divulgando o trabalho que fazemos aqui”, disse o enfermeiro Yhata Anderson Pereira Maciel, responsável pela Unidade Básica de Saúde da Família V e pelos projetos Agentes da Alegria e Adolescentes em ação.

Agentes da alegria

Focado principalmente em ações de informação e prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Projeto Agentes da Alegria é composto por 11 agentes comunitários de saúde e um enfermeiro responsável pela coordenação do grupo. As ações programadas são realizadas em escolas, praças e eventos locais voltados para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

“A marca registrada nas apresentações do grupo é a descontração, o lúdico e a leveza como são abordados os conteúdos, tornando uma atração para o envolvimento do público que participa ativamente das apresentações, numa espécie de interação”, disse o enfermeiro Yhata Anderson.

Com uma ação voltada para o otimismo e a alegria os agentes comunitários envolvidos no projeto Agentes da Alegria motivam a população para a mudança de atitude em relação ao autocuidado. “No desenvolvimento do projeto foi esperado um impacto a curto, médio e longo prazo. A sensibilização da comunidade escolar foi o primeiro resultado esperado, em seguida a curiosidade da comunidade local pelos temas abordados, e por último o interesse pelo autocuidado, no que diz respeito à prevenção”, reforçou o enfermeiro.

Ainda segundo Yhata, houve uma mudança no meio juvenil. “Hoje temos maior adesão dos adolescentes na Unidade Básica de Saúde, redução da ociosidade dos adolescentes fora de suas atividades escolares, diminuição dos índices de gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis, uma série de questões que favorecem o bem-estar físico, psíquico e mental dos adolescentes”, destacou.

O projeto Agentes da Alegria foi premiado em junho do ano passado na Categoria Atenção Básica durante o Congresso do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), em Fortaleza.

Adolescentes em Ação

Composto por adolescentes da zona rural de Augustinópolis, o projeto desenvolve aulas de dança, teatro, música, oficinas de leitura, cursos profissionalizantes e grupos de estudos. De acordo com o enfermeiro Yatha, “ele surgiu após o estudo do perfil dos adolescentes da Vila Dezesseis, uma comunidade de zona rural, que constatou que os adolescentes, possuíam habilidades a serem desenvolvidas e esperavam por uma oportunidade de mostrar os talentos”.

Ainda segundo ele, a cada 15 dias são realizadas reuniões pra debater temas voltados à promoção e prevenção da saúde, e durante a semana as portas da Unidade Básica de Saúde ficam abertas para que os adolescentes realizem as atividades dos grupos específicos: dança, canto, teatro, violão e até mesmo para que eles possam desenvolver as atividades escolares na unidade. “Temos uma pequena biblioteca que os ajuda nessa atividade e um professora voluntária que acompanha”, disse.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS