Facebook
21/09/2016 - 10h59m

SAÚDE

AUGUSTINÓPOLIS: Hemocentro precisa de doações de sangue

Redação

A Hemorrede do Estado está necessitando de doações de sangue de todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos. Qualquer indivíduo em bom estado de saúde com idade entre 18 e 60 anos e mais que 50 kg pode se dirigir a uma unidade da Hemorrede do Tocantins no horário das 7 às 18 horas. No Bico do Papagaio, o município de Augustinópolis possui unidade de coleta.

“Estamos com estoques baixos de todos os tipos sanguíneos. Por isso, todas as doações possíveis são importantes. Necessitamos de doações diariamente para manter o estoque necessário para a demanda que também é diária por bolsas de sangue”, reforçou a responsável pelo Setor de Captação de Doadores, Denis Gomes, ao enfatizar que o ato solidário auxilia no tratamento de vítimas de acidentes, que acabam necessitando de transfusão para melhorar seu quadro, por exemplo.

Denis explica que são bem-vindas as doações espontâneas de doadores antigos e de primeira viagem, assim como doações agendadas por meio do apoio de instituições de ensino, grupos religiosos e de interesses comuns, a exemplo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Tocantins, que realiza coleta programada na próxima quinta-feira, 22, às 9 horas, no Hemocentro Coordenador de Palmas.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 60 anos e pesar no mínimo 50 kg, fazer uma boa alimentação evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. É necessário também apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres podem realizar doações com intervalo de cada 90 dias.

Onde doar?

Agendamento de doações programadas em grupo podem ser feitas por meio do telefone 0800-642-8822.

Para doações espontâneas, não há necessidade de agendamento, basta o interessado se dirigir, em Palmas, ao Hemocentro Coordenador, na Quadra 301 Norte, ou ao Anexo do Hemocentro, no Hospital Geral de Palmas (HGP), de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas. No Bico do Papagaio, os doadores podem procurar a unidade hemoterapia mais próxima na seguinte localidade:

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro, Telefone / Fax: 3456-1343

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS