Facebook
22/06/2017 - 13h11m

IFTO

ARAGUATINS: III Mostra Científica de Administração Rural desperta o interesse de alunos pela pesquisa

Os alunos do curso Técnico em Agropecuária do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) têm vivido uma experiência diferenciada nos últimos três anos, por meio da disciplina de Administração Rural, com a realização da Mostra Científica de Administração Rural. O evento, que teve sua 3ª edição realizada na quarta-feira, 21, no Espaço de Vivência, ofereceu a eles contato com exposição, apresentação e discussão de trabalhos técnico-científicos.

A III Mostra Científica de Administração Rural foi coordenada pela professora, Erica Ribeiro, e a exposição dos trabalhos ficou por conta dos alunos das 2ª séries do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Cada turma ficou responsável por apresentar, por meio de banners, o resumo de uma pesquisa sobre um determinado tema relacionada à Administração Rural. Os temas foram divididos em sala, e os alunos iniciaram as pesquisas meses antes do evento. Além dos banners, várias equipes realizaram a exposição de maquetes e alimentos ou ferramentas ligadas à temática adotada por elas.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por professores do Campus Araguatins, de acordo com os seguintes critérios: diagramação do banner, logotipo do evento, análise e discussão do tema abordado, metodologia e defesa oral dos expositores. A equipe vencedora foi a turma do 2º ano A, que conquistou o Certificado de Excelência como prêmio, além de troféu e medalhas.

Para a aluna da 2º série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Brena Leite, o evento permite uma proximidade com a apresentação de trabalhos científicos, o que pode ser um diferencial ao ingressar no mercado de trabalho.

A III Mostra Científica de Administração Rural contou, ainda, com uma simulação do funcionamento de um banco e do Programa ABC do Cerrado, que presta consultoria aos pequenos produtores, a encenação ficou sobre a responsabilidade dos alunos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente. A simulação chamou bastante a atenção de quem visitou o evento, que conferiu o empenho dos alunos em assimilar a dinâmica do processo de consultoria, prestado pelo técnico em agropecuária.

Uma particularidade desta edição, foi a participação de pequenos produtores, residentes em assentamentos localizados no município de Araguatins. Um deles foi o senhor Antônio Alves, do Projeto de Assentamento Santa Cruz, para ele a Mostra foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos que possam ser aplicados em sua comunidade, fazendo com que ela se torne ainda melhor. Durante o evento, ele se mostrou atento às explicações dos alunos.

O evento teve, também, em sua programação uma palestra sobre o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), direcionadas aos cooperados da COOPERBICO, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Humberto Moreira Macêdo, do Banco da Amzônia (BASA).

De acordo com a coordenadora da Mostra, Erica Ribeiro, a promoção do evento é gratificante, no geral os trabalhos expostos são bem elaborados, sendo crescente o empenho dos alunos e envolvimento com as temáticas relacionadas à Administração Rural.

A ideia é que a Mostra Científica de Administração Rural seja realizada nos próximos anos, sendo sempre assegurado seu objetivo de ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula, e incentivar a participação dos estudantes na pesquisa científica sobre a Administração Rural.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS