Facebook
28/04/2017 - 10h18m

IFTO

ARAGUATINS: Curso de Libras finaliza módulo com valorização da cultura surda

“O curso foi importante para mim, quero continuar, pretendo trabalhar na área, porque eu me apaixonei mesmo pela Libras, e quero fazer a diferença na vida das pessoas. Depois que eu comecei a fazer o curso, percebi as dificuldades das pessoas surdas, porque antes disso, passava despercebido, eu nem imaginava as dificuldades que eles tinham, pois além de terem que aprender a Língua Portuguesa, eles têm que aprender a língua materna”. Esse foi o depoimento da professora de educação infantil, Roméria Gomes, durante a solenidade de entrega dos certificados do módulo I do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada na manhã desta terça-feira, 25, no refeitório do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

O curso é fruto do projeto de extensão: “Identidade e Cultura Surda”, elaborado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Campus Araguatins, que está inserido na Coordenação de Diversidade.

Durante o momento, José Fernando, que é colaborador do projeto, enfatizou sua felicidade como surdo em contribuir para a realização do curso de Libras, que para ele é uma forma de promover uma melhor convivência social e familiar com os surdos.

De acordo com o coordenador do Napne do Campus Araguatins, William Jhone Ferreira, o curso concentra-se na tradução, interpretação, expressão, cultura e identidade surda, fazendo com que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre a cultura surda e suas especificidades, bem como desenvolver atividades práticas de Libras, para que os alunos do curso sejam capazes de desempenhar seu papel na sociedade como indivíduos conscientes sobre a importância do desenvolvimento social.

Na ocasião, foram realizadas as palestras sobre: inclusão escolar pela diretora de ensino, Lucinalva Ferreira, programas e bolsas voltadas aos alunos com deficiência ministrada pela assistente social , Agila Maria Pereira e pré-natal para evitar doenças e patologias conduzida pela enfermeira, Polianne Barbosa.

A programação contou ainda, com várias apresentações musicais em Libras feitas por alunos do curso e também por colaboradores.

Para o diretor-geral do Campus Araguatins, Décio Dias dos Reis, que participou da entrega dos certificados, a oferta do curso de Libras foi uma importante conquista para a unidade de ensino, e um passo decisivo no que tange à educação inclusiva.

Napne

O Núcleo foi criado em atendimento ao decreto 7.611/2011, mas suas atividades vão além do atendimento especializado aos discentes, a atuação do Napne está pautada na articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, tendo como objetivos: contribuir na implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades específicas e atender esses alunos bem como aos seus professores.

Participação

Participaram da solenidade o coordenador de extensão do Campus Araguatins, Miguel Camargo, o professor, Menezes Junior, o presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia, CharlesSchustere acolaboradora do curso de Libras, Suélen Sales de Andrade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS