Facebook
16/03/2017 - 09h23m

EM XAMBIOÁ

12° ZE já realizou o cadastro biométrico de mais da metade dos eleitores divididos entre os municípios de Ananás, Araguanã e Riachinho

Redação

O Cartório Eleitoral da 12° Zona Eleitoral de Xambioá, no norte do estado, tem iniciado as manhãs com intensa movimentação. Eleitores estão buscando logo cedo o atendimento para o Cadastramento Biométrico. O resultado, 52% dos eleitores da sede (Xambioá) e quase 32% de toda a ZE já estão biometrizados, conquistando os primeiros lugares no ranking da Biometria. A ZE já realizou o cadastro biométrico de mais da metade dos eleitores divididos entre os municípios de Ananás, Araguanã e Riachinho.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, conferiu de perto a intensa movimentação no Cartório na manhã desta quarta-feira, 15. A magistrada, que está percorrendo todas as 17 Zonas Eleitorais em Biometria para verificar in loco os atendimentos, bem como solicitar o apoio de toda a comunidade, realizou audiência pública no Fórum de Xambioá com a participação de autoridades locais.

Além de dar mais segurança ao processo eleitoral, o cadastro biométrico também será a base de dados para o projeto de um documento único para o cidadão.

"Essa base de dados construída com a maior perfeição possível será usada para um documento chamado identificação civil nacional, que virá num futuro próximo e está em tramitação na Câmara dos Deputados. Por isso, é importante que todos os eleitores do Tocantins façam o cadastramento biométrico", explicou a presidente do TRE-TO.

O juiz eleitoral, José Eustáquio, ressaltou a importância da parceria com as prefeituras e disse que os motivos para a Zona Eleitoral de Xambioá ser uma das primeiras no ranking da Biometria foram as ações complementares, como reuniões com as principais lideranças políticas da Região, líderes religiosos e rádio comunitária. "Além disso, elaboramos um cronograma para organizar os atendimentos por bairros e locais de votação, dividido em duas etapas", revelou.

O pastor Adenildo Rodrigues, é representante das igrejas evangélicas no Conselho Municipal de Saúde, e durante a audiência se colocou à disposição da Justiça Eleitoral para envolver toda a sociedade nessa ação. "Na próximo reunião do Conselho vou reforçar a importância dos agentes de saúde para levar essas informações aos cidadãos, bem como reiterar a necessidade do comparecimento de todo o eleitorado para o cadastramento biométrico",  garantiu

Os prefeitos de Araguanã e Xambioá, Fernando dos Santos e Shirley Alencar, também se comprometeram em disponibilizar servidores municipais para reforçar o atendimento aos eleitores.

Itinerantes

A Justiça Eleitoral montou um posto fixo de atendimento no município de Ananás. Até o próximo dia 24/3 ocorre atendimento itinerante em Araguanã e em Riachinho terá início no dia 27/3 seguindo até 20/4.

Também participaram da audiência pública o promotor eleitoral Rui Gomes e o defensor público Luís da Silva Sá, além do diretor geral do TRE-TO Flávio Leali e o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística, Rogério Nogueira.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS