Com o objetivo de discutir soluções para mitigar os casos de ligações irregulares de água da chuva à rede de esgoto, representantes da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, estiveram reunidos, na última terça-feira, 6, na sede da companhia, em Palmas, com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO).
A reunião integrou um conjunto de medidas adotadas pela companhia para conscientizar a população sobre o uso correto da rede de esgoto. “Entendemos que esses diálogos são fundamentais, pois nos permitem conhecer novas ideias e iniciativas e, de forma conjunta, aplicar e ampliar as ações de conscientização”, afirmou o diretor-presidente da BRK, Cleber Renato Virginio da Silva.
No encontro, o CAU-TO também destacou que pensar a cidade vai além do projeto arquitetônico; envolve diálogo permanente, responsabilidade técnica e compromisso com a preservação dos recursos hídricos.
Foco na conscientização sobre o uso das redes
No último semestre, a concessionária lançou mais uma campanha de conscientização sobre o uso adequado da rede de esgoto. A iniciativa, realizada anualmente, tem como foco a prevenção de extravasamentos, que se tornam mais frequentes nesta época do ano. Como parte das ações, a companhia também realiza, de forma periódica, manutenções preventivas para a remoção de resíduos sólidos descartados irregularmente no sistema.
Entre as principais causas de extravasamentos da rede de esgoto estão as ligações indevidas de águas pluviais ao sistema e o descarte inadequado de resíduos sólidos. Essas práticas sobrecarregam uma infraestrutura projetada exclusivamente para o recebimento e o transporte de esgoto doméstico.
“A rede de drenagem pluvial é responsável pela captação da água da chuva, por meio das chamadas bocas de lobo instaladas nas vias públicas. Já a rede de esgoto deve receber apenas os efluentes sanitários das residências, que são encaminhados para tratamento adequado”, explica o diretor-presidente da BRK.








Deixe o seu Comentário