Na última terça-feira (29), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, inauguraram a Casa do Mel na cidade de Angico, no Bico do Papagaio. O evento marcou o encerramento do “Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura”, iniciado em novembro de 2022, que beneficiou diretamente cerca de 200 apicultores da região Tocantina e foi implementado pela Associação Comunitária de Angico (ACAN).
A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da cadeia apícula da região por meio da formação de apicultores e a construção de uma unidade de processamento de mel com capacidade para beneficiar até 90 toneladas de mel por ano. Ao todo, foram contempladas seis associações comunitárias da região, sendo elas: Associação Comunitária de Angico – implementadora do projeto (Angico-TO), Associação de Apicultores de Nazaré (Nazaré-TO), Associação de Apicultores Francisco Eufrásio de Morais (Riachinho-TO), Associação de Agricultores do P.A. amigos da Terra (Darcinópolis-TO), Associação de Apicultores e Meliponicultores do Falcão e Região (Araguatins-TO) e Associação de Agricultores de Mansinha e Região (Santa Terezinha-TO).
Para o Presidente da Associação Comunitária de Angico (ACAN), Luiz Humberto Alves Damasceno, a realização deste projeto demonstra a importância desta profissão e de que maneira essas ações podem contribuir positivamente para a sociedade. “Estamos felizes com a inauguração da Casa do Mel, na qual beneficia não só a Associação de Angico como também as regiões vizinhas. É com satisfação que conseguimos esse avanço por meio de parcerias que acreditam no potencial da cidade e na cadeia de apicultores. Também estamos trabalhando para a obtenção do SEI – Serviço de Inspeção Estadual, para que os apicultores possam vender o seu mel de modo certificado. Diante de tantas benfeitorias, agradecemos aos órgãos competentes e parceiros que nos ajudaram a construir e realizar o nosso sonho”, destaca.
Para o Diretor de Operações Florestais, Arthur Dias Cagnani, a parceria fortifica o potencial econômico regional. “A Suzano procura fortalecer as cadeias produtivas locais e regionais, apoiando projetos e iniciativas que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, de acordo com as características de cada comunidade onde estamos inseridos, em áreas importantes para o nosso negócio. Seguiremos atuando para buscar parcerias como essa com a Fundação Banco do Brasil e que geram valor para as comunidades, transformando a vida das pessoas”, comenta.
Durante todo o período de execução do projeto, foram entregues para a associação equipamentos de proteção individual (EPI), insumos, além de assistência técnica e diversas capacitações para o aprimoramento da prática da apicultura. A iniciativa também conta com as parcerias do SENAR, RURALTINS e Prefeitura de Angico (TO), destacando a criação de uma Secretaria Executiva formada por membros das associações que irão administrar a Casa do Mel a partir de agora.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.
Sobre a Fundação Banco do Brasil
Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.