
O Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Max Paiva alcançou publicação em revista científica internacional. O estudo foi publicado na revista Obesities (MDPI) e representa o primeiro TCC do curso a alcançar esse tipo de veiculação científica.
O trabalho, intitulado Anthropometric Indicators of obesity as screening tools for Hypertriglyceridemia in older adults: a cross-sectional study, é resultado direto da formação desenvolvida na universidade e evidencia a integração entre ensino e pesquisa ainda na graduação. A produção contou com protagonismo discente e participação de docentes, refletindo o amadurecimento acadêmico alcançado ao longo do processo de formação.
Para o acadêmico autor do trabalho, Max Paiva, a publicação simboliza a consolidação do processo formativo vivenciado ao longo da graduação. “A pesquisa é um dos pilares da universidade, junto do ensino e da extensão. Desde o início do curso, esse contato com a pesquisa foi determinante para o meu desenvolvimento acadêmico e para a compreensão do papel da universidade. Ela representa a responsabilidade do acadêmico com a sociedade e com a ciência”, destacou.
A pesquisa teve como foco a análise de indicadores antropométricos de obesidade como ferramentas de triagem para a hipertrigliceridemia em idosos, condição caracterizada por níveis elevados de triglicerídeos no sangue e associada ao aumento de riscos à saúde. O estudo dialoga com a realidade da atenção primária, especialmente em contextos com acesso limitado a exames laboratoriais.
Para o professor do curso de Medicina Lucas dos Santos, a publicação do trabalho reflete o amadurecimento acadêmico alcançado ainda na graduação. “O trabalho é resultado de um processo formativo integrado, que articula diferentes componentes curriculares e aproxima o estudante da realidade da atenção primária à saúde. Essa produção demonstra que a formação desenvolvida no curso permite transformar o aprendizado em conhecimento científico aplicado, com potencial de contribuição para o Sistema Único de Saúde”, afirmou.
Para a coordenadora do Curso de Medicina, professora Hellen Dayanny, a publicação do trabalho representa a consolidação do projeto pedagógico do curso. “O resultado evidencia a integração entre ensino e pesquisa desde a graduação e reforça o compromisso da Unitins com a formação de médicos críticos, comprometidos com a produção do conhecimento científico e com as demandas da saúde pública”, destaca.
O estudo
A partir de um estudo transversal de base populacional com idosos, foram analisadas diferentes medidas corporais utilizadas na prática clínica. Os resultados apontaram que indicadores antropométricos simples e de baixo custo podem auxiliar na identificação de idosos com maior probabilidade de apresentar hipertrigliceridemia, contribuindo para estratégias de rastreamento mais acessíveis.
Com caráter interinstitucional, o trabalho apresenta potencial de aplicação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e pode gerar desdobramentos futuros em ações de pesquisa e extensão. Os achados reforçam a importância da pesquisa aplicada à realidade social e evidenciam o papel da graduação na produção de conhecimento científico com impacto regional.







Deixe o seu Comentário