O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), voltou a se posicionar ao lado do grupo político ligado à família Bolsonaro na eleição presidencial. Em 2022, após ser reeleito para o Governo do Tocantins no primeiro turno, Wanderlei declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Quatro anos depois, o governador mantém o posicionamento em relação à família Bolsonaro e declarou voto em Flávio Bolsonaro (PL) para a Presidência da República.
A manifestação ocorreu nesta segunda-feira, 5, durante reunião com a candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União Brasil), e o senador reeleito Eduardo Gomes (PL). Durante o encontro, Gomes colocou Flávio Bolsonaro em uma chamada de vídeo com as lideranças.
“Agora há pouco conversamos com o nosso presidente Flávio Bolsonaro, que agradeceu pela votação que teve no nosso estado e também em todo o Brasil. Vai ser o nosso presidente, está com Dorinha aqui no segundo turno, virá fazer uma visita ao Tocantins, se Deus quiser”, afirmou Wanderlei.
Segundo o governador, a visita de Flávio Bolsonaro ao Tocantins poderá ocorrer durante o período de campanha para o segundo turno, marcado para 25 de outubro. A possibilidade também foi mencionada após a conversa entre o candidato presidencial e as lideranças tocantinenses.

Votação de Flávio no Tocantins
No primeiro turno das eleições de 2026, realizado no domingo, 4, Flávio Bolsonaro foi o candidato mais votado para a Presidência da República no Tocantins.
De acordo com os dados oficiais da Justiça Eleitoral, o candidato do PL recebeu 469.321 votos, correspondentes a 50,44% dos votos válidos no estado. Lula (PT) ficou em segundo lugar, com 404.009 votos, ou 43,42%.
Com o resultado, Flávio Bolsonaro avançou para o segundo turno da disputa presidencial.
Apoio em 2022
A aproximação de Wanderlei Barbosa com Jair Bolsonaro ocorreu de forma pública no segundo turno da eleição presidencial de 2022.
Em 17 de outubro daquele ano, já reeleito governador do Tocantins, Wanderlei esteve no Palácio da Alvorada, em Brasília, e declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.
Na ocasião, o governador afirmou que havia ido a Brasília acompanhado de deputados eleitos para manifestar apoio a Bolsonaro e colocou sua representatividade política à disposição da campanha.
O apoio ocorreu no segundo turno. No primeiro turno de 2022, Wanderlei havia adotado uma posição de neutralidade na disputa presidencial.
Novo cenário em 2026
Em 2026, o apoio de Wanderlei passa de Jair para Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente e candidato do PL à Presidência.
A manifestação do governador ocorre no início da campanha do segundo turno no Tocantins, que também terá a disputa pelo Governo do Estado entre Professora Dorinha (União Brasil) e Vicentinho Júnior (PSDB). O segundo turno está marcado para 25 de outubro.
Além de Wanderlei, participaram da reunião desta segunda-feira o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o deputado estadual Léo Barbosa e outras lideranças que integram o grupo político que apoia a candidatura de Dorinha no segundo turno.






