O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu um forte respaldo político durante uma reunião com 20 deputados estaduais para discutir a construção de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O encontro aconteceu durante jantar, na noite da última quarta-feira, 26, em Palmas. Os parlamentares se colocaram à disposição para ajudar no projeto, com muitos se referindo a si mesmos como “soldados” na construção política de 2026.
Durante o encontro, os presentes reforçaram a necessidade de conciliação dentro do grupo e destacaram que a iniciativa não se trata de uma candidatura da Assembleia contra Brasília. “Não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília ou vice-versa”, repetiram os parlamentares ao longo da reunião.
Amélio ressaltou a importância do diálogo com figuras de peso da política tocantinense, como o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o senador Eduardo Gomes (PL), que também foi amplamente elogiado. O presidente da Assembleia ainda citou o deputado Vicentinho Júnior (PP) como peça essencial para qualquer construção política no Estado. “Não tem como construir um projeto sem eles”, afirmou.
A relação de proximidade foi destacada por Amélio, que lembrou que Vicentinho e Eduardo Gomes frequentemente se hospedam na casa de seu irmão, o prefeito Antônio do Bar. “A proximidade é grande entre eles, tanto pela família quanto pelos aliados do Bico”, pontuou.
Outro nome destacado foi o da senadora Professora Dorinha (UB), que, segundo Amélio, também é fundamental no tabuleiro político. “Não tem como também construir uma candidatura sem ela”, declarou, lembrando que foi um dos incentivadores de sua candidatura ao Senado e que esteve envolvido na articulação que levou Big Jow (UB), à presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Apesar do forte apoio, Amélio reforçou que a decisão final sobre a candidatura será tomada de forma conjunta e com base na viabilidade de cada nome. “Há espaço para todos”, garantiu. Em outro momento, reafirmou sua disposição para atuar de qualquer forma dentro do grupo. “Continuo com a mesma posição de ser soldado: pra ser candidato a governador ou até mesmo pra balançar a bandeira pra quem for”, reforçou.
O parlamentar também destacou que pretende ampliar o diálogo, levando as conversas para prefeitos e lideranças de todo o Estado, incluindo Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com quem ele e sua família mantêm relações políticas desde os tempos da antiga União do Tocantins.
Entre os deputados presentes estavam, inclusive, os tucanos Júnior Geo e Eduardo Mantoan. Os únicos ausentes na reunião foram Janad Valcari (PL), Jair Farias (UB), Gutierres Torquato (PDT) e Nilton Franco (Republicanos).
O encontro evidenciou que Amélio Cayres já possui uma base sólida de apoio, consolidando-se como um nome natural para a disputa pelo Palácio Araguaia em 2026.
Deixe o seu Comentário