Foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (09), a Operação Gerontes, cujo objetivo é combater fraudes previdenciárias no Pará e Maranhão. Com o apoio da PF no Maranhão, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de medidas para afastar sigilos telemáticos e penhorar bens de servidores do INSS em São Luís/MA e Marabá/PA.
Durante a operação dois veículos, valor de R$ 11.756,00, celulares e eletrônicos foram apreendidos, mas ninguém foi preso até o momento. A investigação realizada aponta que servidores do INSS inseriam informações falsas no sistema para facilitar empréstimos consignados para aposentados, levando prejuízos às instituições financeiras.
Além disso, documentos falsos foram utilizados para obter de forma indevida aposentadorias por idade de trabalhadores rurais e idosos que não tinham direito ao benefício. Até o momento, foram identificados dois benefícios concedidos com esse método, trazendo um prejuízo estimado de R$ 59.485,47 aos cofres públicos.
Se as hipóteses criminais forem confirmadas, os envolvidos na fraude responderão por estelionato previdenciário.