As regiões sul e sudeste do Pará contemplam 39 municípios que, juntos, somam uma força importante para o estado como um todo. Canaã dos Carajás possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Pará, e municípios como Marabá, Parauapebas, Tucumã, Ourilândia do Norte são partícipes na mineração, o que já chama a atenção do país.
São Félix do Xingu, Xinguara, Rio Maria e Redenção são campeãs no agronegócio tendo São Félix o maior gado bovino do Brasil, com mais de um milhão de cabeças de gado. E Tucuruí tem o destaque por ser o município gerador de energia, com a presença da Hidrelétrica que faz parte do Sistema Interligado Nacional, da Eletronorte.
Por isso, a configuração de quem estará no comando destes municípios tem um peso grande não só para o Pará, mas para o país como um todo.
Veja abaixo, os prefeitos eleitos e reeleitos em alguns dos municípios da região:
Parauapebas
Aurélio Goiano (Avante) foi eleito prefeito de Parauapebas. Ele irá administrar o município por 4 anos, junto com o vice Chico das Cortinas (PRD). Ele obteve 58,52% dos votos válidos. O resultado foi confirmado e atualizado às 19h53, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas.
Parauapebas tem 162.732 mil eleitores e Aurélio Goiano obteve 92.073 mil votos válidos. Rafael Ribeiro (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 28,51% dos votos (44.862 ao todo). Dr. Felipe (PL) ficou em terceiro, com 8,37% (13.174 votos válidos, em números absolutos) e Graziele Ribeiro ocupou o quarto lugar com 4,59% (7.220 votos).
Redenção
Dr. Rener (PRD) foi eleito prefeito de Redenção, junto com a vice Renata Rocha (PL). Ele venceu com 53,38% dos votos válidos. O resultado foi confirmado e atualizado às 20h20, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com 100% das urnas apuradas. Os números foram bem próximos do cenário retratado pelas pesquisas divulgadas pelo Fato Regional.
Redenção é o maior colégio eleitoral da região Sul do Pará, com 61,8 mil eleitores e Dr. Rener obteve 25.770 votos válidos. Gabriel Salomão (MDB), ficou em segundo lugar, com 35,82% dos votos (17.291). Fernanda Teodoro (União Brasil) ficou em terceiro, com 10,80% dos votos (5.212).
Tucumã
Dr. Celso (União Brasil), atual prefeito de Tucumã, foi, democraticamente, reeleito e seguirá administrando o município por mais 4 anos, junto com o vice Raphael da Saúde (PP). Foi uma vitória com 47,09% dos votos, algo que reflete o cenário apontado pelas pesquisas eleitorais divulgadas pelo Fato Regional durante este período eleitoral.
O resultado foi confirmado às 18h23 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando pouco mais de 90% das urnas haviam sido apuradas e já, matematicamente, apontavam Dr. Celso como o escolhido pelo povo tucumaense para seguir à frente da Prefeitura de Tucumã.
Tucumã tem pouco mais de 28,4 mil eleitores e Dr. Celso obteve mais de 9,3 mil votos válidos. Adelar Pelegrini (MDB), ficou em segundo lugar, com 36,24% dos votos. Mendonça (PL) ficou em terceiro, com 14,93% dos votos. Daniel Siade (Avante) teve 1,40% e Junior Paragados (PT) ficou com 0,34%.
Ourilândia do Norte
Dr. Júlio (MDB), atual prefeito de Ourilândia do Norte, foi, democraticamente, reeleito e seguirá administrando o município por mais 4 anos, junto com o vice Alessandro (PL). Foi uma vitória com 76,23% dos votos, algo que reflete o cenário apontado pelas pesquisas eleitorais divulgadas pelo Fato Regional durante este período eleitoral.
O resultado foi confirmado às 18h15 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando 80% das urnas haviam sido apuradas e já, matematicamente, apontava Dr. Júlio como eleito.
Ourilândia do Norte tem pouco mais de 25 mil eleitores e Dr. Júlio obteve mais de 15.112 votos válidos. Dênis Alves (União Brasil), ficou em segundo lugar, com 21,66% dos votos. Dr. Fernando (Novo) ficou em terceiro, com 2,11% dos votos.
Rio Maria
Márcia Ferreira (MDB) foi reeleita prefeita de Rio Maria, junto com o vice Paulinho (MDB). Foi uma vitória de 54,95% dos votos válidos contra os 45,05% do único adversário, Waltinho do Ouro (União Brasil). O resultado foi confirmado e atualizado às 18h42, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com 100% das urnas apuradas.
Rio Maria tinha, inicialmente, 4 chapas disputando a prefeitura. No entanto, a Justiça Eleitoral considerou Dr. Wilker Lopes (PL) e Leo do Povo (PSD) inaptos para a disputa, facilitando a escolha para os eleitores rio-marienses, que elegeram um parlamento bem diverso de ideologias.
O município é o nono maior colégio eleitoral da região Sul do Pará, com 14.191 eleitores. Márcia Ferreira obteve 6.030 votos válidos. Waltinho do Ouro, obviamente em segundo lugar, recebeu 4.943 votos válidos.
Xinguara
Osvaldinho Assunção (MDB) foi eleito prefeito de Xinguara. Ele volta a administrar o município por 4 anos, junto com o vice Amarildo Paulino (Podemos). Ele obteve 37,97% dos votos válidos do terceiro maior colégio eleitoral do Sul do Pará e um dos mais estratégicos da Região de Integração do Araguaia. O resultado foi confirmado às 20h22, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com 100% das urnas apuradas.
Xinguara tem 35,3 mil eleitores e Osvaldinho obteve 10.452 mil votos válidos. Com apenas 118 votos de diferença, Enric Lauriano (PL) ficou em segundo lugar, com 37,54% dos votos (10.334 ao todo). Dr. Moacir (União Brasil), atual prefeito, ficou em terceiro, com 24,49% (6.743 votos válidos, em números absolutos).
São Félix do Xingu
Fabricio Batista (Podemos) foi eleito prefeito de São Félix do Xingu. Ele vai administrar o município por 4 anos, junto com a vice Cacilda Levino (Podemos). Ele obteve 49,23% dos votos válidos do segundo maior colégio eleitoral do Sul do Pará e uma das mais estratégicas da Região de Integração do Araguaia. O resultado foi confirmado às 19h59, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com 100% das urnas apuradas.
São Félix do Xingu tem 42,7 mil eleitores e Fabricio obteve 15.931 mil votos válidos. O atual prefeito, João Cleber (MDB), ficou em segundo lugar, com 43,41% dos votos (14.046 ao todo). Silvio do Terraço Hotel (PL) ficou em terceiro, com pouco 5,55% dos votos (1.796 votos). Helyo do Incra (PDT) ficou com 1,03% (332) e Zé Wilson (Avante) marcou 0,78%, o que representa 253 votos válidos.
Canaã dos Carajás
Município com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Pará, a cidade de Canaã dos Carajás tem grande contribuição para a riqueza do estado. Para o desenvolvimento da região, as urnas apontaram um caminho de continuidade.
Candidata à reeleição, Josemira Gadelha, do MDB, foi reeleita para a Prefeitura de Canaã dos Carajás após a realização da apuração das Eleições 2024, neste domingo (6).
Josemira foi reeleita com 80,54% dos votos válidos e desbancou o candidato Jeová Andrade, do PL. A diferença a favor da atual prefeita foi de pouco mais de 32 mil votos válidos.
Tucuruí
Alexandre Siqueira (MDB) foi reeleito prefeito de Tucuruí (PA) neste domingo (6) no primeiro turno e comandará a cidade pelos próximos quatro anos.
Sua principal adversária era Eliane Lima (SOLIDARIEDADE). Com 100,0% das urnas apuradas, Alexandre Siqueira tinha 51,63% dos votos, contra 46,98% de Eliane Lima.
Conceição do Araguaia
Elida Elena (MDB) foi eleita prefeita de Conceição do Araguaia (PA) neste domingo (6) no primeiro turno e comandará a cidade pelos próximos quatro anos.
Seu principal adversário era Vitão (AVANTE). Com 100,0% das urnas apuradas, Elida Elena tinha 50,07% dos votos, contra 25,94% de Vitão.
Já o terceiro colocado na disputa foi Alvaro Brito (PT), que somou 22,54% dos votos. (Com informações de Fato Regional, CNN e UOL)