Facebook

Política

ELEIÇÕES DA ATM 13/01/2017

ATM divulga Edital de Convocação de Assembleia para realização das eleições da diretoria biênio 2017/2018

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) publica Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária da Associação, conforme os regimentos do Estatuto da entidade municipalista. A Assembleia terá como atribuições a escolha dos novos representantes dos cargos de Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2017/2018.

ELEIÇÕES 2016 12/01/2017

Candidatos não eleitos em 2016 devem ficar atentos para a prestação de contas

Os candidatos não eleitos durante o pleito municipal de 2016 devem ficar atentos para a prestação de contas da campanha eleitoral. O último prazo para prestar contas à Justiça Eleitoral foi no dia 1º de novembro do ano passado. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) já julgou as contas dos candidatos eleitos antes da diplomação, já as contas de campanha dos candidatos não eleitos poderão ser julgadas até o dia 29 de novembro de 2017.

PALMAS 02/01/2017

Junior Geo toma posse para segundo mandato de vereador

A primeira sessão solene de 2017 da Câmara Municipal de Palmas deste domingo, 1, empossou o vereador professor Junior Geo para mais quatro anos como fiscal do povo. " Me sinto muito honrado em continuar representando os palmenses. Pretendo legislar com foco na educação e ser ainda mais incisivo na fiscalização das ações do Poder Executivo municipal", justificou Geo.

JUSTIÇA 19/12/2016

Junior Geo apoia parceria entre da Defensoria Pública e projeto para solucionar conflitos

Com intuito de multiplicar a ideia da cultura de paz entre a comunidade tocantinense e o Sistema de Justiça, o vereador professor Junior Geo é um incentivador do conceito de Justiça Restaurativa no Tocantins. " Conheci a ideia da Justiça Restaurativa em Brasília no ano passado e decidi propaga-la em nosso estado", explicou Geo.

NA AL 15/12/2016

Deputados querem alterar tramitação de medidas provisórias

A reedição ilimitada das medidas provisórias pode acabar se a Assembleia aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Zé Roberto (PT) e apoiada por outros 11 parlamentares. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) no início da noite desta quarta-feira, 14.

NA CAPITAL 15/12/2016

Junior Geo recebe diploma para iniciar segundo mandato

Reeleito para mais quatro anos cumprindo sua função de fiscal do povo, o vereador Professor Junior Geo recebeu o documento oficial que o habilita a exercer seu mandato. A cerimônia que concedeu a diplomação dos 19 vereadores e 38 suplentes ocorreu nesta quinta-feira, 15, no auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

CSSF 13/12/2016

PL de Dulce Miranda deve ser debatido na Comissão de Seguridade Social da Câmara

O Projeto de Lei (PL) nº 5713/2016, que quer evitar a morte de bebês com problemas no coração, de autoria da deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO), está em pauta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados. A matéria deve ser analisada na manhã desta quarta-feira, 13. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que as doenças do coração estão em terceiro lugar no ranking de óbito após o nascimento.

EM PALMAS 13/12/2016

TCE/TO promove encontro para prefeitos eleitos e apresenta dados do IEGM

Ao assumir a administração pública municipal, o prefeito terá uma série de responsabilidades, além de atender às expectativas depositadas pelos eleitores. Pensando nisso, o Tribunal de Contas do Tocantins realiza nesta quinta-feira, 15, a partir das 8h30, o Encontro para prefeitos eleitos - Orientações para uma boa Governança.

REUNIÃO 11/12/2016

Com apoio de Rocha Miranda, prefeitos do Bico define nome de Ivan Paz para disputa da presidência da ATM

Com o apoio do deputado estadual Rocha Miranda (PMDB), 19 prefeitos eleitos e reeleitos da região do Bico do Papagaio, lançaram o nome do prefeito reeleito de Aguiarnópolis Ivan Paz (PRB) como candidato a presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que deverá acontecer em fevereiro de 2017

PROJETO 07/12/2016

Senadora Kátia Abreu anuncia projeto de perenização dos rios para combate à seca no Estado

Os recursos serão viabilizados via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fundo perdido, oriundos da Dinamarca. Serão recursos captados nos fundos soberanos que investem na Amazônia.

Na CSSF 23/11/2016

PL de Dulce Miranda incentivando aleitamento materno é aprovado

O Projeto de Lei (PL) nº3.452/15 da deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO), que institui a campanha Agosto Dourado do Aleitamento Materno, foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), na Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira, 23.

PAÍS 23/11/2016

Kátia Abreu diz que vigência de 20 anos da PEC do Teto é "temeridade"

Em pronunciamento no plenário nesta terça-feira (22), a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) criticou a vigência de 20 anos da chamada PEC do Teto, proposta que limita os gastos do governo federal. Para a parlamentar, a validade é muito longa e levará à incapacidade do Estado de voltar a investir e, assim, estimular o crescimento da economia.

NA AL 22/11/2016

Medidas provisórias reeditadas tramitam na CCJ

Foram encaminhadas para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na manhã desta terça-feira, 22, duas medidas provisórias reeditadas. Em uma delas, o Governo do Estado cria o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Social (Fundpec), e em outra, dispõe sobre a contratação temporária de pessoal no Poder Executivo.

NA AL 21/11/2016

Encontro Estadual Interlegis mobiliza parlamentares

A Assembleia Legislativa, em parceria com o Senado Federal, realiza na próxima sexta-feira, 25, o Encontro Estadual Interlegis Tocantins nesta Casa de Leis, a partir das 9h. O evento, que também tem a parceria da Câmara Municipal de Palmas e da Associação Tocantinense de Munícipios, é destinado a prefeitos, vereadores, gestores públicos e parlamentares. Temas como governança pública, desenvolvimento sustentável, transparência, modernização legislativa e o papel dos vereadores serão discutidos.

SENADO 17/11/2016

"Teto é Teto", diz Kátia Abreu sobre corte de supersalários no serviço público

A relatora da Comissão do Extrateto, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), afirmou nesta quinta-feira (17) que o teto salarial no serviço público, definido pela Constituição Federal, deve ser cumprido em todos os Poderes, sem acúmulo de benefícios que extrapolem o limite de R$ 33,7 mil. "Teto é teto", reiterou a senadora.

SERVIDORES MUNICIPAIS PODERÃO COMEMORAR COM 13º EM DIA 13/11/2016

Temer diz que prefeitos podem usar valor da repatriação para pagar 13º salário

O presidente Michel Temer postou um vídeo no Twitter ressaltando que parte do dinheiro arrecadado com a regularização de recursos de brasileiros e empresas que estavam no exterior, a chamada repatriação, irá para as prefeituras. Dirigindo-se aos prefeitos, Temer pediu que eles entrem em contato com o governo federal para descobrirem o valor que cada prefeitura terá direito até o fim do ano.

NO SENADO 10/11/2016

Kátia Abreu será relatora de comissão que vai frear supersalários no funcionalismo público

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) será a relatora da Comissão Especial do Extrateto, colegiado que vai propor medidas para colocar fim aos chamados "supersalários" no funcionalismo público - aqueles que estão acima do teto constitucional (atualmente em R$ 33,7 mil). A parlamentar também pretende discutir o efeito cascata nas remunerações do Judiciário.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 27/10/2016

Medida provisória de 2014 é reenviada para CCJ

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 26, a Comissão de Minas e Energia encaminhou para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a Medida Provisória nº 1/2014. No texto, o Governo veda a utilização de brita de calcário e seixo rolado na base ou composição do concreto asfáltico. A matéria determina ainda a adição de borracha na composição para pisos em obras públicas destinados a suportar grande pressão.

ARAGUATINS ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM MAIS OCORRÊNCIAS 25/10/2016

Justiça Eleitoral recebe mais de 61 mil denúncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal, no Tocantins foram mais de 1.300 registros

No Tocantins 37% das denúncias foram referentes a propaganda eleitoral, 21% de crimes eleitorais, 11% de compra de votos, 9% de uso da máquina pública, 3% de doações e gastos eleitorais e 19% de outros tipos de denúncias. Entre as cidades com mais ocorrências estão Palmas, Araguaína e Araguatins com, respectivamente, 206, 118 e 53 denúncias.

ELEIÇÕES 2016 25/10/2016

TRE-TO capacita servidores das zonas eleitorais sobre Prestação de Contas

Os candidatos a prefeito e a vereador, bem como os partidos políticos, têm até a próxima terça-feira, 1º de novembro para apresentarem suas prestações de contas, relativas às Eleições 2016, à Justiça Eleitoral. Nesta terça-feira (25/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins iniciou a capacitação de cerca de 70 servidores das 35 zonas eleitorais do Estado, para auxiliarem no processo de prestações de contas final.

APOIO 24/10/2016

Prefeitos de Darcinópolis e Wanderlândia visitam Rocha Miranda

O deputado estadual, Rocha Miranda (PMDB), recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 24, a visita dos prefeitos Jackson Soares Marinho - Darcinópolis (PTB), Eduardo Silva Madruga - Wanderlândia (PMDB).

ABUSO DE PODER POLÍTICO 09/09/2016

MPE pede cassação do registro de candidatura de Ronaldo Dimas e do vice por abuso de poder político

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 1ª zona eleitoral de Araguaína, ajuizou nesta sexta-feira, 09, Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pede a cassação do registro de candidatura do prefeito Ronaldo Dimas, candidato à reeleição na cidade de Araguaína, e do seu vice-prefeito Fraudineis Fiomare Rosa, pela Coligação "Araguaína Sem Parar". Sob os candidatos recai a acusação de abuso de poder político praticado no último dia, 07, durante as comemorações do Dia da Independência do Brasil.

ELEIÇÕES 2016 05/09/2016

Equipamentos de transmissão de dados via satélite são testados antes de serem encaminhados às ZEs de difícil acesso

A pouco menos de um mês para as Eleições 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) prossegue com o preparo logístico para dar suporte às zonas eleitorais de difícil acesso e garantir a transmissão dos dados com eficiência. Por esse motivo, a equipe de Tecnologia da Informação do TRE-TO realiza testes em 22 equipamentos de transmissão de dados de internet via satélite, os quais serão encaminhados a 21 localidades do Estado a partir do dia 18 de setembro.

TST 12/08/2016

Após condecoração, Ministro do TST elogia Dulce Miranda por sua atuação em defesa da Justiça do Trabalho

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio José de Barros Levenhagen elogiou a atuação e articulação da deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO), primeira-dama do Tocantins, na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília. A parlamentar foi condecorada com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Grande Oficial, conferida pelo Tribunal. Ela recebeu a honraria das mãos do vice-presidente TST ministro Emmanoel Pereira e foi cumprimentada pelo presidente da instituição, ministro Ives Gandra Martins Filho. Dulce atuou na Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 011/15 do Tribunal Superior do Trabalho.

TST 11/08/2016

Tribunal Superior do Trabalho condecora Dulce Miranda com Ordem do Mérito Judiciário

Comenda reconhece pessoas e instituições que se destacaram servindo de exemplo para a sociedade.

NA AL 09/08/2016

Proposta de contratação temporária na Unitins vai para CCJ

Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na manhã desta terça-feira, 9, uma medida provisória que altera a lei que dispõe sobre contratação temporária de pessoal no Poder Executivo. A medida visa atender a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) que está em processo de modificação de seu regime jurídico devido à lei que a transformou em autarquia.

DATA BASE 09/08/2016

Secretário recebe representantes dos sindicatos

"O Governo do Tocantins não tem outra proposta a fazer aos servidores porque o que já foi apresentado aos sindicatos é o que está dentro das condições do Estado, ou seja, o compromisso é saldar os passivos em vez de conceder novos aumentos salariais". A afirmação é do secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, que se reuniu com um grupo de sindicalistas na tarde desta terça-feira, 9, na sede do órgão, em Palmas.

MÊS DO ALEITAMENTO MATERNO 09/08/2016

Dulce Miranda terá Projeto de Lei analisado pela Comissão de Seguridade Social e Família

O Projeto de Lei (PL) nº 3.452/15 da deputada federal Dulce Miranda (PMDB-TO) deve ser analisado pela Comissão de Seguridade Social e Família, nesta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados. O PL requer a instituição do mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno instituindo-o como Mês Dourado. Dulce destaca a importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças. O deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) é o relator da matéria e já se manifestou favorável à sua aprovação.

ELEIÇÕES 2016 05/08/2016

ATM estima que cerca de 20 prefeitos não concorra à reeleição; O prefeito de Palmeiras decidiu não disputar alegando o injusto Pacto Federativo

O prefeito de Palmeiras do Tocantins, Evandro Pereira de Sousa, decidiu não disputar a reeleição e alega o injusto Pacto Federativo como motivação principal. "Os recursos só caem enquanto as obrigações só aumentam. A verba repassada pelo Governo Federal custeia apenas 50% dos programas por ele elaborado, comprometendo as minguadas receitas municipais. Além disso, o Governo do Estado vem atrasando os repasses de direito dos Municípios, como Fundeb e Transporte Escolar, criando uma situação insustentável e desmotivadora aos gestores que trabalham de modo planejado", argumenta o prefeito do Município da região do Bico do Papagaio.

EM CACHOEIRINHA E SÃO MIGUEL 27/07/2016

Na 7ª rodada pelos municípios do TO, Irajá Abreu lança mais 02 pré-candidatos a prefeito do PSD no Bico

A sexta-feira estarão em Lizarda, Dois Irmãos, Arapoema, São Miguel e Cachoeirinha, todos com lançamentos de pré-candidatos a prefeito do PSD e vereadores que compõem a majoritária no município.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS