Facebook

Bico do Papagaio

EDUCAÇÃO 19/08/2017

Regional de Tocantinópolis inicia ciclo de formação para educadores da região

A Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis deu início ao ciclo de formação continuada voltada para os professores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da região. Na sexta-feira, 18, aconteceu o encerramento da capacitação para mais de 90 docentes que atuam nas escolas de Tocantinópolis.

POLÍCIA 19/08/2017

Em Luzinópolis PM apreende plantas de maconha cultivadas em residência

Os policiais militares fizeram a apreensão de oito baldes com uma planta semelhante à Cannabis Sativa (maconha), um homem de 42 anos foi preso. O fato aconteceu na manhã deste sábado, 19, no município de Luzinópolis.

SUSTO 19/08/2017

Morador de Araguatins ateia fogo em objetos no quintal e chamas quase atingem casa vizinha

Um morador de Araguatins, colocou fogo em alguns objetos no quintal de casa e as chamas quase atingiram a casa dos vizinhos. O caso foi registrado na manhã deste sábado, 19. Os Bombeiros informaram que quando chegaram ao local, o fogo estava na parte de fora da casa próximo a porta da cozinha e já atingia o muro do vizinho.

IFGF 18/08/2017

Carrasco Bonito obtém 266º melhor indicador de gestão fiscal do País e 1º do Bico

O município de Carrasco Bonito é o 266º município no País no ranking de indicadores de gestão fiscal em 2017, baseado na referência de 2016, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município, por consequência, é o líder do ranking no Bico do Papagaio com indicador 0.6594, e 8º do ranking estadual, conceito B (boa gestão). O levantamento foi divulgado no dia 9 de agosto. O levantamento usa o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a responsabilidade administrativa, em busca de maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, assim como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

UFT 18/08/2017

Divulgados editais para PIM e Pimi no Câmpus de Tocantinópolis

Os estudantes interessados em participar do Programa Institucional de Monitoria (PIM) e do Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) do Câmpus de Tocantinópolis, já podem conferir os critérios e etapas para a seleção nos editais divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os dois documentos - um do PIM e outro do Pimi, oferecem a bolsa no valor de R$ 400. O período para inscrição nos dois editais vai de 21 a 25 de agosto.

UNITINS 18/08/2017

Inscrições para o curso de Inglês ofertado nos Câmpus de Araguatins e Augustinópolis se encerram nessa segunda-feira, 21

As inscrições para o Curso de Inglês Instrumental ofertado para discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dos Câmpus Araguatins e Augustinópolis se encerram nessa segunda-feira, 21.

ACADEMIA ITINERANTE 18/08/2017

Policiais civis da regional de Araguatins recebem capacitação da Acadepol

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) irá capacitar entre os dias 21 a 26 de Agosto, a nona turma do Projeto Academia Itinerante: a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil cidadã, desta vez no município de Araguatins. Serão capacitados agentes de polícia, agentes penitenciários, escrivães e delegados de polícia civil da Regional de Araguatins.

SEM AUTORIZAÇÃO DO ORGÃO COMPETENTE 18/08/2017

Três homens são detidos pela PM por transportar animais silvestres em Araguatins

Na madrugada desta sexta-feira, 18, durante patrulhamento pela Rodovia-010, em Araguatins, a Polícia Militar prendeu três homens, funcionários públicos, com 37, 59 e 48 anos de idade, acusados de transportar 29 quelônios do gêneros podocnemis (Tracajá e Tartaruga da Amazônia).

SAÚDE 18/08/2017

4 municípios do Bico serão capacitados para o uso do novo Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue

Os municípios biquenses, Ananás, Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis serão contemplados com o novo Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD), utilizado para registro e gestão das informações das atividades de controle vetorial da dengue. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, vai implantar ainda neste semestre a nova ferramenta, que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em substituição ao FormSUS (plataforma provisória para recepção dos dados do controle vetorial) e o Sistema de Informação da Febre Amarela e Dengue (SISFAD).

SEGURANÇA 18/08/2017

Vistorias do transporte escolar começam nesta segunda no Bico; veja cronograma

As vistorias dos veículos que prestam serviço de transporte escolar começam nesta segunda-feira, 21, no Bico do Papagaio. A previsão é que sejam vistoriados ônibus, microonibus e vans em todo o Bico. O trabalho começa em São Miguel do Tocantins e segue até o dia 02 de setembro. Darcinópolis deve ser a última cidade atendida na região.

EM AGUIARNÓPOLIS 17/08/2017

Kombi escolar de Palmeiras pega fogo em pátio de um posto de combustível

Um veículo, Kombi usado como transporte escolar no município de Palmeiras do Tocantins, pegou fogo na tarde desta quinta-feira, 17, em Aguiarnópolis. A Kombi estava parada em um posto de combustível quando do nada, o motor começou a pegar fogo.

MELHORIAS 17/08/2017

Requerimentos de Rocha Miranda são aprovados na Assembleia

Em regime de urgência, os deputados aprovaram ontem, 16, requerimentos do parlamentar licenciado Rocha Miranda (PMDB). Por meio deles são pedidas ao governo do Estado a recuperação da via que liga o IFTO de Araguatins à cidade e a reconfiguração das torres de telefonia móvel nas zonas rurais de Araguatins e de Carrasco Bonito. O pedido de Rocha Miranda foi feito um dia antes do seu afastamento.

POLÍCIA 17/08/2017

PM apreende menor com 6 pedras de crack prontas para a venda em São Miguel

Na manhã de quarta-feira, 16, a Polícia Militar (PM) em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins, apreendeu um adolescente por Ato Infracional. Com o menor, suspeito de tráfico de drogas, os policiais militares encontraram 06 pedras de crack já prontas para a venda.

PARCERIA 17/08/2017

Linha de crédito para público do Ecosol Territorial no Bico

A equipe da Diretoria de Inclusão Produtiva (Dip) da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) estuda a possibilidade de uma parceria com o Banco do Empreendedor para viabilizar linhas de crédito aos membros de empreendimentos de Economia Solidária contemplados pelo Projeto Ecosol Territorial no Bico do Papagaio. Os detalhes da parceria foram discutidos durante reunião na última quarta-feira,16, em Palmas.

MST 17/08/2017

Grupo sem-terra tenta resgatar alimentos após incêndio em acampamento na zona rural de Carrasco Bonito

Trabalhadores sem-terra que tiveram os barracos destruídos por um incêndio estão contabilizando os prejuízos e tentando resgatar parte dos alimentos que perderam. Além dos móveis e pertences pessoais, os lavradores perderam sacos de grãos e cestas básicas. Mais de 80 famílias vivem no acampamento na zona rural de Carrasco Bonito.

AGRICULTURA 17/08/2017

Sistemas de Biodigestão de 02 cidades do Bico recebem Missão técnica da Seagro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza desta quarta a sexta-feira, 16 a 18, uma missão técnica ao sistema de biodigestão recém-instalado em Darcinópolis e em Palmeiras do Tocantins, este último pioneiro no Estado. A ação faz parte do convênio Seagro / Mapa - 806634/2014, que tem como objetivo incentivar a utilização de biodigestores no Tocantins.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 17/08/2017

Regularização das áreas de quebradeiras de coco do Bico é discutida em reunião entre Sehab e órgãos federais

Técnicos da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab) estiveram reunidos nessa quarta-feira, 16, com representantes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e do Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo foi discutir os termos de um acordo de cooperação técnica para realizar a regularização fundiária nas áreas de 884 famílias de quebradeiras de coco na região do Bico do Papagaio.

ACIONADOS PELO MPE/TO 17/08/2017

Municípios do Bico que não prestaram contas de bens doados pelo PAC-2 tem até o final do mês para regularizem a situação

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, oficiou os prefeitos biquenses que ainda não preencheram a declaração anual de utilização dos bens doados pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, referente ao ano de 2016. O prazo para que os municípios regularizem a situação vai até o dia 31 de agosto.

EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DO EXCEPCIONAL 16/08/2017

Comandante do 9º Batalhão recepcionará alunos da APAE de Araguatins na próxima quarta-feira, 23

Na próxima quarta-feira, 23 de agosto, por volta das 08h, o comandante do 9º Batalhão, major Valdeonne Dias da Silva, estará recepcionando uma turma de alunos acompanhada de equipe de funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araguatins, em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece nos dias 21 à 28 de agosto de 2017 em todo o país.

GINCANA ESTUDANTIL 2017 16/08/2017

Gincana Estudantil do IFTO Campus Araguatins será realizado nos dias 17 e 25 de agosto

"Drogas: prevenção e consequências, este será o tema da Gincana Estudantil 2017 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus Araguatins. O evento será realizado nos dias 17 e 25 de agosto na unidade de ensino. Dia 17 ocorrerão as atividades desportivas e dia 25 as apresentações culturais e artísticas.

GRADUAÇÃO 16/08/2017

Direção da Unitins promove evento de integração acadêmica em Augustinópolis

A direção do Câmpus do Bico do Papagaio em Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu nesta segunda-feira, 14, evento de integração acadêmica que marcou o inicio do semestre letivo. Participaram do evento, estudantes, professores e servidores. O evento serviu ainda para a direção repassar informações sobre as últimas decisões tomadas pela Universidade.

R$ 798.484,93 16/08/2017

Senador Vicentinho Alves consegue liberação de pagamento e empenho de recursos de mais de R$ 790 mil para 05 municípios do Bico

O Senador Vicentinho Alves (PR/TO) em gestão junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) conseguiu a liberação de pagamento no valor total de R$ 213.484,93 (Duzentos e treze mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais e noventa e três centavos) para infraestrutura escolar em 05 municípios biquenses, na construção de quadras esportivas e escolas para educação infantil.

TCE/TO 16/08/2017

Municípios do Bico participam da abertura oficial do programa Agenda Cidadã

O mês de agosto será marcado por uma extensa programação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) para levar orientação aos 139 municípios tocantinenses. É o programa Agenda Cidadã 2017 que, em sua décima edição, vem com a proposta de ampliar a participação dos conselhos e representantes da sociedade em geral neste que é o maior programa de orientação do TCE/TO.

VOLTA ÀS AULAS 16/08/2017

UFT de Tocantinópolis retoma atividades acadêmicas nesta quarta-feira, 16

Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Tocantinópolis, retornam às aulas nesta quarta-feira, 16. Acadêmicos diversos, é preciso ficar atento para não perder a retomada das aulas.

IRREGULARIDADES 15/08/2017

Imputação de débito ao gestor do Fundo de Saúde de Maurilândia no valor de R$ 35 mil

O gestor do Fundo de Saúde de Maurilândia do Tocantins, João Costa Silva, teve suas contas, relativas ao exercício financeiro de 2013, julgadas irregulares. A decisão foi proferida na sessão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), na última terça-feira, 8.

NA SERRA DO ESTRONDO 15/08/2017

ATVL realiza II Campeonato de Parapente Cross Country Axixá 2017

Os pilotos da ATVL - Associação Tocantinense de Voô Livre, realizará na Serra do Estrondo, nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, o II Campeonato de Parapente Cross Country Axixá 2017. A competição receberá pilotos de várias partes do Brasil e o diretor executivo Tom da empresa LittleCloud da França.

FABIC 15/08/2017

Faculdade do Bico do Papagaio está com inscrições abertas para curso preparatório da OAB

A Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) informa aos acadêmicos do curso de direito da região Tocantínia, que está com as pré-inscrições abertas para o Curso Presencial Preparatório para OAB.

INSCRIÇÕES ATÉ SEXTA, 18 15/08/2017

Provas do Encceja serão aplicadas em Araguatins e Tocantinópolis em outubro

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está com inscrições abertas gratuitas, até 23h59 do dia 18 de agosto. A finalidade do Encceja é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade ideal. As provas serão aplicadas em 22 de outubro, em todas as unidades da Federação. No Bico do Papagaio, as provas acontecerão nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis.

FABIC 15/08/2017

Simpoagro realizado durante a Exposição Agropecuária de Augustinópolis supera expectativas

Idealizado pela coordenadora do curso de Agronegócio da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), Ana Cléia Oliveira, em parceria com os alunos e professores, o projeto Simpoagro (I Simpósio de Agronegócio) realizado durante a Expoagra (Exposição Agropecuária de Augustinópolis) de 07 a 12 de agosto superou todas as expectativas, disse professores e acadêmicos do referido curso.

PORTA ABERTA 15/08/2017

Projeto de extensão do IFTO de Araguatins é destaque em reportagem da TV Anhanguera

O Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins(IFTO), recebeu ontem, 14, a equipe da TV Anhanguera para elaboração de uma reportagem sobre o Projeto Porta Aberta.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS