BANCO DA AMAZÔNIA campanha mercadológica
Facebook
27/09/2019 - 11h33m

EVENTO

Workshop técnico empreendedor é realizado no IFTO de Araguatins

Evento foi uma etapa do produto educacional desenvolvido na Educação Profissional Tecnológica

Com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos sobre o empreendedorismo, foi promovido o Workshop Técnico Empreendedor, no auditório Pioneiros, da unidade Araguatins do IFTO, na quarta-feira, 25. O evento contou com a participação de estudantes do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, da unidade Araguatins, sendo uma etapa da oficina “Técnico Empreendedor: despertando empreendedores no ensino médio integrado”, que consiste no produto educacional da mestranda do Programa de Educação Profissional Tecnológica (Profept) da unidade Palmas do IFTO, Juliana Prediger, orientado pelo professor do IFTO, Raimundo Laerton Leite.

Durante o Workshop, os estudantes apresentaram uma prévia das ideias de empreendimentos que estão sendo construídas em sala de aula, a partir das atividades da oficina, desenvolvidas na disciplina de Administração Rural com a parceria da professora do IFTO, Geslanny Oliveira. Tendo a possibilidade de debatê-las com om interessados na promoção do ensino do Empreendedorismo, como: SEBRAE e Banco da Amazônia. Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer casos de sucesso de empreendedores da região: Os Sabores do Bico e Elizabeth Costa da Fazenda W.A. O evento contou, também, com momentos culturais promovidos pelos próprios estudantes.

O estudante do segundo ano do curso técnico em agropecuária, João Victor Sousa Cruz, foi o responsável por apresentar o conceito de empreendedorismo ao público presente no evento. Segundo ele, para muitos dos meus colegas o empreendedorismo é visto como uma oportunidade, já para outros uma necessidade. “Porém durante a oficina técnico empreendedora que foi ministrada pela professora juliana aprendemos que, despertando o empreendedor no ensino médio integrado, o empreendedorismo pode ser uma oportunidade de carreira e as características de um empreendedor podem estar presentes em pequenas atitudes do nosso cotidiano. Eu enxerguei no empreendedorismo uma possibilidade para contribuir na construção de melhorias para minha comunidade. Só lembrando que o empreendedor não é um super herói, mas uma pessoa que idealiza ideias e age em prol de alcançar sonhos”, frisou o estudante.

Para a mestranda e idealizadora da oficina, Juliana Prediger, as percepções sobre o evento foram muito positivas. Ela explica que as ações da oficina demandaram vários dias de planejamento, sendo desenvolvidas junto aos estudantes a partir de análises críticas sobre as realidades da região elaboração de planos de negócios significativos para construção de um mundo melhor para se viver.

Inclusive, é preciso deixar claro que esse é o verdadeiro sentido da elaboração dos produtos educacionais que são criados no ProfEPT e que estão sendo desenvolvidos em todos os cantos por vários mestrandos, que assim como eu acreditam que a educação pode transformar pessoas e que pessoas podem transformar o mundo. Gratidão é o que fica a todas as pessoas que colaboraram, porque o resultado obtido é mérito de uma rede colaborativa de pessoas que se interessaram pelo tema e que compreenderam os sentidos da formação integral”, declarou Juliana Prediger.

Oficina “Técnico Empreendedor

A Oficina terá encerramento no dia 19 de outubro com a apresentação de uma Mostra Empreendedora na unidade Araguatins do IFTO, em que serão apresentados os planos de negócios desenvolvidos pelos estudantes. (Com informações de Juliana Prediger)

Deixe seu comentário:

ENERGISA   Campanha: PRESENÇA DIGITAL SETEMBROCampanha INSTITUCIONAL - OUTUBRO   assembleiasenacGPSFARCOMWR