Facebook
16/02/2015 - 12h33m

Vestidos de mulher, homens mostram irreverência no bloco das Piranhas em Xambioá

G1 TO

Maquiagem, unhas coloridas e roupas provocantes são adereços comuns em festas de carnaval. Mas em Xambioá, extremo norte do Tocantins, não são as mulheres que brilham na avenida. São os homens. Todo ano eles se transformam e vestidos de mulher caem na avenida, contagiam os foliões da cidade e mantêm viva uma tradição que dura 26 anos.
O bloco das Piranhas é composto só por homens. O papel das mulheres é feito nos bastidores. Elas que dão aquele toque feminino, ajeitam a fantasia e fazem a maquiagem. Há oito anos, o estudante Igor Melo cumpre fielmente o compromisso de desfilar no bloco. "Vergonha eu não tenho. É só para a gente curtir, brincar o carnaval. Esta é a melhor atração que temos na cidade". E para fazer bonito, a mãe do jovem, Sonira de Sousa, dá sempre uma forcinha. "A mãe tem que estar perto ou se tiver namorada. A gente tem que estar para não deixar só".

O bloco é tão importante para os homens da cidade que o operador de máquinas, Carlos Paulo Gomes, deu uma pausa na lua de mel para desfilar. "Não tem problema porque é a mulher que arruma, que organiza". Ela não se importa, pelo contrário, também entra na brincadeira e sai pelas ruas festejando com o marido. "Todo ano é isso, todo ano tem que arrumar e hoje em plena lua de mel tive que interromper para poder arrumar o maridão para este evento. Não pode parar não", conta a consultora de vendas Wedila Silveira Sousa.
O desfile do bloco das Piranhas é acompanhado pelos moradores da cidade e todo ano faz parte da programação de carnaval do município.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS