Facebook
28/03/2022 - 17h11m

ARAGUAÍNA

Unitpac inicia produção de peças em 3D para levar qualidade de vida a pacientes com hanseníase

Ascom/Unitpac

Projeto faz parte de uma parceria com HDT e UFNT e pretende melhorar a mobilidade dos usuários da rede pública de saúde em atividades cotidianas que foram prejudicadas por conta da doença.

Unitpac inicia produção de peças em 3D para levar qualidade de vida a pacientes com hanseníase (Foto: Divulgação)

O Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) iniciou uma parceria com a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e o HDT (Hospital de Doenças Tropicais), ligado à UFT (Universidade Federal do Tocantins), para ajudar pacientes que sofreram sequelas da hanseníase. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida dos usuários do serviço público de saúde, produzindo peças em 3D que dão mais mobilidade ao paciente que sofre com a diminuição da força muscular por conta da doença e atualmente tem dificuldade de executar tarefas cotidianas, como segurar objetos.

Todas as peças são produzidas no Pequitec (Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação) do Unitpac por meio de uma impressora 3D que utiliza filamentos de resina. As ferramentas adaptadas têm características próprias de acordo com a necessidade de cada paciente e são entregues de forma gratuita ao usuário em terapia que é acompanhado por uma equipe multiprofissional do HDT.

Através dos protótipos disponibilizados pelo HDT foi possível transformar o projeto digital em peça física, já que a impressora 3D tem a capacidade de criar peças complexas de maneira rápida e a cada novo paciente podemos fazer adaptações no computador por meio de modelagem tridimensional, para que atenda às suas necessidades”.

Qualidade de vida

O Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína é responsável pelo acolhimento de pacientes com casos mais graves de hanseníase e nesta primeira etapa 10 pessoas serão selecionadas para entrar no projeto e utilizar a tecnologia assistida.

Nós estamos triando os pacientes que tem sequelas da hanseníase em membros superiores e precisam utilizar a adaptação. O objetivo é avaliar por meio de uma equipe multidisciplinar, o impacto que essas peças em 3D têm nas atividades diárias do usuário e sua melhora na realização de atividades corriqueiras como escovar os dentes, abrir uma porta, pentear o cabelo, ou levar o talher à boca para se alimentar”, explica a terapeuta ocupacional do HDT, Cinthya Martins.

A estudante de 27 anos Estéfane Silva, foi uma das primeiras pacientes a testar as novas peças feitas sob medida e conta que a alternativa tem melhorado a rotina dentro de casa.

Abrir uma tampa de garrafa para muitos é uma atividade simples, mas para quem tem sequelas é muito difícil, estou usando vários desses itens e eles estão facilitando bastante para que eu mantenha uma rotina sem precisar pedir ajuda a outras pessoas. Como eu tenho perda de força nas mãos e de tato, as peças me ajudam a executar as tarefas com mais segurança e isso faz uma diferença enorme na minha vida”, conta a estudante.

Parque de empreendedorismo

O Pequitec é o Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação do Unitpac e foi criado para promover o desenvolvimento científico e tecnológico através da integração da instituição de ensino com governo, empresas e sociedade civil. No local são realizadas uma série de atividades, como aulas e eventos voltados ao empreendedorismo, auxiliando os estudantes no desenvolvimento de novas empresas e produtos, com o auxílio de professores e profissionais do mercado.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS