Facebook
13/05/2022 - 09h17m

MAIO LARANJA

Unitins promove palestras de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Bico

O projeto é ligado à Proex e já alcançou mais de 120 alunos somente na primeira ação, realizada na região do Bico do Papagaio.

Ação alcançou mais de 120 alunos do Colégio Militar de Araguatins (Foto: Divulgação)

O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes estão sendo discutidos durante as palestras “Maio Laranja”, promovidas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) por meio dos cursos de Direito e Enfermagem do Câmpus Augustinópolis. Na próxima terça-feira, 17, a programação chega ao Colégio Militar de Augustinópolis, depois de passar pela unidade localizada em Araguatins na última terça-feira, 10. O projeto é ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e já alcançou mais de 120 alunos somente na primeira ação.

Durante o encontro, os adolescentes que estudam nas unidades de ensino são orientados sobre a importância do "Maio Laranja", uma campanha nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, além de obterem informações sobre esses tipos de crimes, os índices de abusos sexuais infantis, quais são as formas de denúncias e como buscar ajuda no sistema de saúde. As palestras são ministradas pelos acadêmicos do 7º período de Direito e pelos alunos do 9º período de Enfermagem, sob orientação das professoras Karla Késsia de Lima Pereira e Renata de Sá Ribeiro.

A campanha "Maio Laranja" faz alusão à data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. As palestras que estão sendo realizadas pela Unitins contam com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Tocantins, subseções de Araguatins e Augustinópolis. Para a professora da Unitins, presidente da OAB de Araguatins e idealizadora do projeto, Karla Késsia de Lima Pereira, realizar essas ações é fundamental para conscientizar essas crianças e adolescentes sobre seus direitos e mostrar como elas podem denunciar esse tipo de crime.

Infelizmente, na nossa região ainda são registrados muitos casos de pedofilia e maio é o mês de intensificação de campanhas para prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, então eu decidi realizar esse projeto em 2022 e convidei a professora Renata, de Enfermagem. Na primeira palestra realizada em Araguatins, podemos perceber que muitos adolescentes não tinham conhecimento sobre a campanha [Maio Laranja], então tivemos todo o cuidado de utilizar uma linguagem que fosse de fácil compreensão para eles. A palestra foi maravilhosa e esse é um projeto que eu pretendo dar continuidade nos próximos anos”, revelou Karla Késsia. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS