Facebook
29/09/2021 - 10h48m

FORMAÇÃO

Unitins fecha parceria com Secretarias de Educação de Araguatins e Augustinópolis para estágio supervisionado

Acadêmicos do curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins poderão realizar o estágio com alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental nos dois municípios parceiros.

Por meio de reunião via Google Meet, a professora Maria da Paz Coelho de Sousa, a assessora pedagógica do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Ana Irene Carneiro Borges, e a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves, fecharam parceria com representantes das Secretarias Municipais de Educação de Araguatins e Augustinópolis para que acadêmicos do curso realizem estágio supervisionado com alunos do ensino fundamental dos municípios.

Na reunião foram apresentadas e discutidas as políticas de Estágio Supervisionado I: Ensino Fundamental - séries iniciais, que têm como objetivo a observação e caracterização da instituição ofertante dos anos iniciais do ensino fundamental, considerando tempo, espaço e atividades, além da reflexão sobre o exercício da docência no ensino fundamental, orientações sobre elaboração de planos de aulas, planejamento e avaliação do processo didático-pedagógico, regência nos anos iniciais do ensino fundamental. (1º ao 3º ano) e competências específicas da área de Linguagens.

De acordo a professora Maria da Paz, “o estágio supervisionado possibilitará o desenvolvimento de competências para que o acadêmico possa refletir, intervir e transformar a realidade na qual venha a atuar na Educação Básica, com uma perspectiva participativa e inclusiva. Entretanto, é importante compreender que essa reflexão não é uma perspectiva mecânica, mas deve partir de uma dimensão histórica e coletiva, por meio da apresentação dos valores e interesses explícitos e implícitos nas questões do cotidiano da regência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)”, explica a professora.

Maria José Lima de Oliveira, Secretária Municipal de Educação do município de Augustinópolis, agradeceu o convite e afirmou que a parceria é um ganho para o desenvolvimento da região. “Os alunos serão bem recebidos, pois o Estágio Supervisionado é o aprimoramento para o exercício da profissão. A Pedagogia é cuidar, amar e observar o ensino e o desenvolvimento do ser”, pontuou.

A professora. Zelina Mendes Bueno Pereira, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Araguatins, que representou a Secretária Municipal de Educação Ulissevânia Sales da Silva, ressalta que o objetivo da parceria é fortalecer cada vez mais o trabalho da Unitins e a Semde. “Juntos podemos realizar grandes feitos para uma Educação de qualidade. O estagio supervisionado faz toda diferença na vida dos acadêmicos e estamos felizes em poder contribuir para o aprimoramento da prática dos futuros profissionais da educação do nosso município”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves, o estágio supervisionado proporciona ao acadêmico uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor..

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS