Facebook
05/06/2019 - 19h25m

EVENTO

Unitins de Augustinópolis encerra nesta sexta-feira a I Feira de Linguagem

Câmpus Augustinópolis encerra nesta sexta-feira a I Feira de Linguagem

Nesta sexta-feira, 7, das 19 às 22 horas, acontecerá o encerramento da I Feira da Linguagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) do Câmpus Augustinópolis. Na programação estão apresentação de literatura de cordel, músicas ao vivo e barracas de diversos níveis de linguagens, com certificação aos participantes. Interessados em participar podem realizar inscrição pelo Sistema Eventos, no portal da Unitins.

O evento tem como objetivo refletir sobre os preconceitos linguísticos e apresentar a diversidade linguística brasileira com seu uso e adequação aos alunos de todos os níveis da educação.

A feira, que teve início no dia 26 de abril, tem como tema “Quem não comunica, se estrumbica”. O coordenador da mostra, professor Juno Brasil, explica que um dos grandes desafios no ensino da disciplina Língua Portuguesa ainda é o preconceito linguístico, em que diversos alunos se deparam com a dificuldade de compreender que o uso da fala de cada comunidade linguística é de acordo com seus costumes e cultura. “Não existe uma fala errada, pois conseguem se comunicar entre si, sendo o principal objetivo da linguagem, a comunicação”, disse, acrescentando que “vale ressaltar que a escola tem o dever de ensinar a variação padrão, mas não o direito de menosprezar o aluno de classes populares que se utiliza de uma variação menos valorizada pela sociedade”.

O professor fala ainda que a I Feira de Linguagem da Unitins do Câmpus de Augustinópolis vem apresentar que, mesmo na aquisição da variedade padrão da língua portuguesa, a diversidade linguística brasileira deve ser respeitada e valorizada pela riqueza da sua diversidade cultural.

O evento tem organização da diretora do Campus de Augustinópolis, Gisele Padilha; da coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro; e dos acadêmicos do 1º Período do Curso de Ciências Contábeis.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS