Facebook
23/05/2019 - 21h13m

A PARTIR DE AMANHÃ

Unidades móveis fazem atendimentos diversos na região do Bico do Papagaio

Redação

Atendimentos serão realizados nos núcleos do Procon de cada cidade

Levar informação, apoio psicológico e social, e prestar atendimentos diversos e humanizados para a população do interior do Tocantins é um dos objetivos de ação das Unidades Móveis de Atendimento, ligadas à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Nesta edição, o Ônibus Lilás, como é conhecido, atenderá a população dos municípios na região do Bico do Papagaio, em Tocantinópolis, na sexta-feira e sábado (24 e 25), e de Araguatins, no domingo e segunda-feira (26 e 27).

Apesar de ter como público alvo as mulheres do campo, as unidades móveis também atenderão moradores interessados em receber apoio psicológico e na garantia do exercício da cidadania, a partir da emissão de documentos. A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, explica que vários parceiros estão envolvidos na ação. “Formamos parcerias com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e os Correios, com intuito de oportunizar a emissão de carteiras de trabalho e também de CPF”, disse.

Entre os serviços prestados, também está à realização de testes rápidos e rodas de conversa sobre violência doméstica, além de atendimentos ligados aos direitos do consumidor, facilitados pelo Procon. Sabrina Ribeiro conta ainda que a equipe de trabalho está preparada para atender o maior número de pessoas. “O objetivo é descentralizar os serviços que são ofertados apenas nos grandes centros, a partir desse suporte, a população das regiões mais afastadas terá acesso aos serviços”, ressaltou.

Para levar informações acerca dos direitos de cada cidadão, a equipe de atendimento do ônibus também realizará visitas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), delegacias e escolas de cada município, promovendo discussões sobre prestação de serviço à comunidade.

Locais de Atendimento

Visando acolher um maior número de pessoas e oportunizar serviços para garantia da cidadania, os atendimentos serão realizados dentro e fora da unidade. Nesse sentido, informações sobre os atendimentos prestados serão repassadas através das rádios de cada município, com objetivo de atrair moradores das regiões vizinhas.

Ônibus Lilás, ficará alocado nos núcleos do Procon, onde também ocorrerá a prestação de serviços. Núcleo do Procon em Tocantinópolis: Rua Padre Juliano Moretti -774 e Núcleo do Procon em Araguatins: Rua 7 de Setembro, nº 992 - Centro

Ônibus Lilás

Entre os serviços prestados, está a emissão de CPF, carteira de trabalho, atendimentos pelo Procon e oferta de apoio psicológico e social

Desde 2014 as unidades móveis têm percorrido áreas como assentamentos, quilombos, comunidades ribeirinhas e regiões de campo e de floresta, levando atendimentos para regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Os ônibus foram disponibilizados ao Estado do Tocantins pelo Governo Federal, através do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Os atendimentos são realizados de forma individual, com a realização de testes rápidos e o esclarecimento dúvidas acerca dos direitos de cada cidadão e em grupo, através das rodas de conversa que tratam sobre o combate a violência contra mulher. Os serviços são realizados por profissionais especializados, como assistentes sociais e psicólogos, que levam informações ao público do interior.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS