Facebook
24/05/2019 - 12h00m

TURISMO

Trabalhos de mapeamento regional do artesanato e das manifestações culturais do Estado será iniciado pelo município de Araguatins

Redação

A ideia é conhecer a situação de cada município, afim de traçar ações para o fomento da cadeia produtiva do artesanato (Foto: Wladimir Machado)

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciará a primeira etapa da ação, entre os dias 27 de maio a 1º de junho, a fim realizar o levantamento das necessidades dos municípios em relação da produção do artesanato e das tradições culturas de todas as regiões do Estado. Os trabalhos terão início pelo município de Araguatins.

Ao todo, serão visitados 18 municípios da região do Bico do Papagaio. As visitas ocorrerão nas secretarias municipais de cultura e associações de artesãos, com propósito de levantar informações sobre as necessidades de cada município referentes ao artesanato. Na ocasião, serão aplicados questionários que apontarão as demandas e dificuldades das intuições em relação às produções artesanais.

A ideia da iniciativa é conhecer a situação de cada município para traçarmos ações que venham fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, além de preservar as tradições culturais dessas localidades que, em geral, são repassadas por membros familiares e pela comunidade por gerações”, explicou o gerente de fomento e promoção da Cultura da Adetuc, Álvaro Junior.

Segundo o gerente, durante as visitas aos municípios serão prestadas informações sobre a importância da carteira do artesão, que permite ao artesão participar dos editais referentes a eventos do setor cultural, a exemplo de feiras do artesanato em nível nacional e internacional, além garantir a comercialização do artesanato de forma legal e, ainda, e usufruir dos benefícios das políticas públicas do governo.

Com base nas informações levantadas, a Adetuc desenvolverá planos de trabalho como cursos, capacitações e workshops, a fim de fortalecer e promover a melhoria da produção do artesanato tocantinense, com propósito de preservar a cultura regional e gerar emprego e renda das famílias que garantem o sustento por meio da arte.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS