Facebook
27/09/2017 - 09h57m

GREVE NACIONAL

Trabalhadores dos Correios aderem a movimento grevista nacional

Grevista aderem ao movimento grevista

Os trabalhadores dos Correios no Tocantins aderiram nesta quarta-feira, 27, a greve nacional da categoria. “Agora também estamos em greve, dos 36 sindicatos, conosco já são 35 em greve. O movimento é por tempo indeterminado”, informou o presidente do Sindicato dos Funcionários dos Correios no Estado do Tocantins, José Aparecido Rufino.

Segundo Rufino, a empresa apresentou uma proposta que não atende as demandas da categoria. “Ela propôs um aumento de 3% a partir de janeiro, mas nosso acordo coletivo tem data de julho. Queremos a reposição imediatamente”, relatou. “Temos o menor salário de todas as empresas e órgãos relacionados com o governo federal. Nosso piso é de 1,3 mil. E ainda querem que esperamos até o próximo ano?”, questionou o presidente.

Conforme o presidente, em Palmas, já a partir desta data os serviços de entrega serão afetados pelo movimento. Algumas agências na Capital, Araguaína e algumas cidades do interior já sinalizaram que irão fechar as portas.

Justiça

Nesta terça-feira, 26, o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) determinou que os sindicatos garantam ao menos 80% do efetivo trabalhando. A decisão é com base em um pedido da empresa protocolado após o início da greve em outros Estado.

Demandas

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a categoria tentava negociar um reajuste salarial de 8%. Após mais de 40 dias desde a apresentação para a proposta, a empresa apenas tentou excluir cláusulas para o acordo coletivo de trabalho.

Na pauta nacional ainda, os funcionários reclamam também do fechamento de agências, o que dificulta os serviços postais e bancários, ameaças de demissão, corte em investimentos, suspensão de férias, entre outras questões. A entidade também demanda novos concursos para a reposição de funcionários que se aposentaram. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS