Facebook
24/09/2012 - 14h09m

TO prestigia abertura de congresso sobre Unidades de Conservação

Redação

       O VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação foi aberto oficialmente na noite deste domingo, 23, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte, pela diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes. Na ocasião, a diretora agradeceu a presença do Governo do Estado do Tocantins, por meio da participação do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, órgão estadual responsável pela gestão das Unidades de Conservação e um dos colaboradores na realização do evento.

      Com o tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”, o objetivo do congresso é debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade. Com quatro painéis de discussão e eventos paralelos, o Congresso segue até a próxima quinta-feira, 27.

      Durante a abertura a diretora executiva destacou a importância do evento e os avanços alcançados desde o primeiro congresso. “Quando realizamos o primeiro congresso, há quinze anos, sabíamos que estávamos tratando de uma questão que não era o que queríamos, queríamos um cenário diferente de proteção das Unidades de Conservação” enfatizou, lembrando ainda a conquista, em 2010, em fazer parte da CBD – Convenção sobre Diversidade Biológica.

      Representando o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, a diretora de biodiversidade e Áreas Protegidas, Nilza Verônica Amaral, falou da gratificação em ver o Governo do Estado do Tocantins envolvido nos debates e reflexões acerca da proteção das suas Unidades de Conservação. “Para nos é gratificante estar no centro de discussões tão relevantes como a proteção ambiental e ainda mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com as comunidades locais das Unidades de Conservação do Tocantins”, disse. Acompanham a diretora os gestores e técnicos das Unidades de Conservação estaduais.

      Paralelo à programação do VII CBUC também será realizado o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, com a participação de alguns dos maiores especialistas em conservação, e ainda exposições de produtos e projetos desenvolvidos pelas instituições parceiras.

      Para a exposição, o Naturatins reuniu materiais informativos e vídeos das maiores riquezas naturais do Estado – os parques do Cantão, Jalapão, Lajeado e Monumento Natural das árvores Fossilizadas – e ainda peças e produtos confeccionados pelas comunidades e associações do entorno dessas UC’s, tais como os artesanatos de capim dourado, de fibra de buriti e sementes do cerrado, doces e licores.

Programação

       Os temas de debates são: na segunda-feira, 24, primeiro dia, discussão sobre a biodiversidade e desenvolvimento econômico; na terça-feira, 25, mudanças climáticas globais e a redução da diversidade biológica; na quarta-feira, 26, estratégias e modelos de gestão de áreas protegidas; e na quinta-feira, 27, consolidação dos sistemas de áreas protegidas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS