BANCO DA AMAZÔNIA campanha mercadológica
Facebook
09/10/2019 - 15h52m

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Técnicos de Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins e Tocantinópolis participam de teleconferência sobre o Sistema Acessuas Trabalho

Com informações de Eliane Tenório / Fotos: Carlessandro Souza

Técnicos de Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Tocantinópolis e de mais 9 municípios do TO participam de teleconferência sobre o Sistema Acessuas Trabalho

 

Com proposta de auxiliar na operacionalização do Sistema SIS Acessuas, O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove, nesta quarta-feira, 9, um encontro, via teleconferência com o Ministério da Cidadania, com os técnicos municipais. O encontro ocorre, na sede da Setas, a partir das 9h. Do Bico do Papagaio, estarão presente os municípios de Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins e Tocantinópolis.

O encontro terá a participação ao todo de 13 municípios, com o objetivo de auxiliar os técnicos municipais na utilização e operacionalização do Sistema SIS ACESSUAS. Sistema de acompanhamento do Programa, disponibilizado recentemente pelo Ministério que permite o registro e acompanhamento da execução das atividades no âmbito do Programa Acessuas Trabalho.

O encontro foi iniciado com um vídeo conferencia transmitida pela equipe do Acessuas Nacional. No período da tarde o encontro continuará com a equipe técnica da Setas, quando será realizado oficina sobre o sistema, Portuário Eletrônico e SIS  Acessuas.

A técnica do Acessuas de Palmas, Katia Cilene Siqueira, participou do encontro e falou sobre a importância da capacitação. “É importante para que possamos aprimorar nossas informações e repassar aos usuários todo o atendimento que o Acessuas pode contribuir. O município de Palmas já está executando de acordo com toda a metodologia de trabalho, mas é sempre é bom buscar novas informações para o aperfeiçoamento”.

Acessuas Trabalho

O Programa Acessuas Trabalho tem como objetivo promover o acesso dos usuários da Política Nacional de Assistência Social ao mundo do trabalho. O Programa busca a autonomia das famílias e dos usuários da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

O Acessuas tem como público de suas ações, a população urbana e/ou rural, em situação de vulnerabilidade e risco social, residente em municípios integrantes do programa, com idade de 14 a 59 anos. Tem prioridade para a participação os usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

Tocantins

No Estado do Tocantins, 13 municípios que continuam com adesão ao Programa Acessuas Trabalho. Com recurso em conta em 2017, e fizeram a repactuação, são eles: Aliança do Tocantins, Araguaína, Arraias, Cachoeirinha, Carmolandia, Colmeia, Darcinópolis, Guaraí, Itaguatins, Miranorte, Palmas, Palmeirópolis e Tocantinópolis, segundo a analista em Desenvolvimento Social da Setas, Irailde Teixeira Fontoura.

Responsável pelo setor de benefícios, Lílian Práigida esclarece sobre o Sistema

A responsável pelo setor de benefícios, Lílian Práigida, informou que o encontro diz respeito ao Programa Acessuas Trabalho e que os municípios que fizeram a repactuação   do  recurso, oriundo do Governo Federal e repassado pelo Estado, referente ao Programa Acessuas, utilizarão os recursos em ações para proporcionar  às pessoas de baixa renda o acesso ao mundo do trabalho. “A vídeo conferencia com o Ministério da Cidadania acontece devido o prazo, que vence em dezembro, de que os municípios atendam a meta pactuada de alimentação do sistema informando com as pessoas que participaram das oficinas voltadas para a inserção no mundo do trabalho, que vence em dezembro”, informou. 

Deixe seu comentário:

ENERGISA   Campanha: PRESENÇA DIGITAL SETEMBROCampanha INSTITUCIONAL - OUTUBRO   assembleiasenacGPSFARCOMWR