Facebook
26/10/2018 - 15h23m

1ª REUNIÃO DE APOIO TÉCNICO DO PROGRAMA

Setas promove encontro com cidades do Bico que repactuaram as metas do Programa Acessuas Trabalho

Com informações de Cláudio Duarte

Evento busca sanar dúvidas e mapear as oportunidades (Foto: Carlessandro Souza)

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio da Gerência de Controle de Benefícios, promoveu nesta quarta-feira, 24, a 1ª Reunião de Apoio Técnico do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), das 8h às 18h, no auditório dos Conselhos, em Palmas. O evento é voltado para técnicos, coordenadores e gestores de Assistência Social dos 13 municípios tocantinenses que repactuaram as metas do Programa, o que possibilitou a utilização dos saldos restantes de recursos financeiros em conta dos municípios. Do Bico do Papagaio, os municípios que repactuaram as metas foram: Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins e Tocantinópolis.

“O programa que tem como objetivo atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Para isto é preciso preparar seus gestores e técnicos, sanando as dúvidas e trazendo a segurança necessária para as tomadas de decisões; e a reunião vem para tirar essas dúvidas, mapear as oportunidades e buscar novas possibilidades para os municípios de pequeno porte, que tem pouca oferta disponível no mercado de trabalho”, falou a secretária Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Wande Mary Oliveira, na abertura do evento.

Domitila Mendonça, palestrante do MDS (Foto: Carlessandro Souza)

A palestrante e analista de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Domitila Mendonça, falou que o público específico do Programa, por ter algumas vulnerabilidades específicas como escolaridade baixa, tem no Acessuas Trabalho uma importante fonte de informação e orientação sobre as questões de trabalho, mediação aos serviços e acesso aos direitos e benefícios.

Cleudiane Mesquita, gerente de Qualificação do Sine (Foto: Carlessandro Souza)

No período da tarde, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) participou do evento com a gerente de Qualificação, Cleudiane Mesquita, que fez uma exposição sobre o papel do Sine e buscou junto aos técnicos do MDS e da Secretaria do Trabalho formas de contribuir para o desenvolvimento do Acessuas Trabalho.

Além dos 4 municípios do Bico do Papagaio especificado acima, os outros 9 municípios tocantinenses que repactuaram as metas foram: Aliança, Araguaína, Arraias, Carmolândia, Colmeia, Guaraí, Miranorte, Palmas, Palmeirópolis.

Acessuas Trabalho

É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS