Facebook
27/09/2018 - 09h36m

SAÚDE

SES realiza homenagem a parceiros e doadores no Dia Nacional de Doação de Órgãos

Aldenes Lima

“O gesto da doação propicia o resgate da saúde física e psicológica de várias pessoas, sejam elas pacientes ou familiares, trazendo de volta a esperança de viver. Doar órgãos é um ato de amor, solidariedade e respeito à vida. Nenhum transplante seria possível sem um doador”. Assim a gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela justifica a realização do evento que acontecerá hoje, dia 27, às 17h, no auditório do Anexo I da SES/TO, em homenagem aos doares de órgãos e aos parceiros que colaboram com o processo no Tocantins.

Cabe a nós Secretaria, homenagear todas as pessoas envolvidas neste processo que começa com a sensibilidade da família do doador e chega aos parceiros que nos dão o suporte necessário pra a realização de todas as etapas”, afirmou o titular da SES, Renato Jaime.

Além de familiares de doadores, serão homenageados representantes da Polícia Militar (PM); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas; do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); do Corpo de Bombeiros; da Hemorrede Tocantins e do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Homenagem

Patricia Cristina de Moraes

Na ocasião será apresentada uma música composta por Rafael de Moraes Marques, filho da assistente social e servidora da SES/TO, Patrícia Marques que doou os órgãos de seu esposo há 28 anos, e hoje trabalha na Central Estadual de Transplantes de Orgãos e Tecidos (CETTO) e vivencia o trabalho de captação de órgãos no Estado. “É muito gratificante pra mim, hoje me coloco no lugar das famílias, mais do que ninguém eu sei que é um momento difícil e de muita dor”.

Música

O MAIOR DOADOR

É difícil aceitar que acabou,

Que esses lindos olhos não vão mais se abrir,

Não consigo soltar sua mão,

Mas eu sei que você precisa partir,

E esses olhos que foram os meus faróis,

Podem trazer a luz para outro alguém,

Sua alma não vai mais estar aqui,

Mas seu corpo ainda pode fazer o bem.

Se doar é se entregar para que alguém possa viver,

O seu coração não parou de bater,

Cada pedacinho seu salvando outro ser humano,

Me faz compreender porque que eu te amo.

Se um dia o Maior Doador

Deu a vida por mim numa cruz,

Hoje deixo bem claro,  também quero ser

Doador como foi meu Jesus,

Um transplante completo de amor,

O milagre, a cura pra alguém,

Como se deu por mim meu Senhor,

Quero ser doador eu também.

 

Rafael de Morais

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS