Facebook
14/04/2015 - 20h49m

SENAR realiza ações de prevenção ao câncer de colo de útero e de próstata em Guaraí durante aniversário da cidade

Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR Tocantins

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pelo presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, realizou no último dia 10 deste mês, em Guaraí, a primeira edição de 2015 dos programas preventivos de saúde Útero é Vida, através do exame papanicolau, que identifica o câncer no colo do útero, e Porque Saúde é Amor, exame preventivo contra o câncer de próstata. O evento aconteceu através de uma solicitação da prefeitura municipal, dentro da programação de aniversário de emancipação da cidade, que é no dia 11.

O programa atendeu 125 homens com o exame preventivo de próstata e 127 mulheres com o exame Papanicolau. Durante toda a sexta-feira, dia 10, os profissionais de enfermagem coletaram material para realização dos exames. “A equipe do SENAR já é uma referência na oferta dos serviços de atendimento preventivo contra o câncer do colo de útero e de próstata, e isso estimula as pessoas a participarem”, destacou a enfermeira Zenilda Marques, que ministrou palestra sobre o tema.

O casal de produtores rurais Carmelina Sobrinho da Silva de 56 anos e Raimundo Nonato da Silva de 72 disseram que esses exames proporcionam a todos os trabalhadores rurais saúde, dignidade e autoestima. Seu Raimundo fez o exame pela primeira vez. “Nunca fiz porque nunca surgiu oportunidade. A gente vai se descuidando da saúde por não ter condições de pagar exames particulares e hoje eu não poderia perder essa chance”, contou o trabalhador rural.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS