Facebook
29/06/2022 - 16h30m

TOCANTINS

Senadora Kátia e representantes da Região Sudeste têm reunião com secretário de Saúde em busca de melhorias para a área

Ascom/Senadora Kátia

Entre os principais pedidos está a revitalização e atração de especialistas para que o Hospital de Dianópolis amplie sua capacidade de atendimento.

Kátia reuniu gestores municipais de saúde com o secretário de Estado para discutir demandas do sudeste do Tocantins (Foto: Divulgação)

A senadora Kátia (Progressistas) reuniu nesta terça-feira (28) representantes dos municípios da região sudeste do Tocantins para uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, em Palmas. O encontro, teve como propósito buscar soluções para as demandas de atendimento nos hospitais, uma das reclamações mais frequentes recebidas pela senadora por parte de moradores e líderes políticos da região.

Na reunião, que contou também com o secretário executivo de Saúde, Luciano Costa, um dos principais pontos elencados ao secretário foi relativo à necessidade de melhorar a infraestrutura e a atração de especialistas nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e pediatria, para que Hospital de Dianópolis possa ampliar sua capacidade de atendimento. Atualmente os moradores da região precisam ser encaminhados para outros municípios, como Porto Nacional, para conseguir determinados tipos de cirurgias, já que a demanda muito é maior do que a capacidade do hospital.

Na região nós temos dois hospitais estaduais e três hospitais de municípios. Para os hospitais municipais o governador Wanderlei Barbosa, com nosso secretário, já fez um convênio e pactuou um teto de R$ 200 mil por mês para realização de cirurgias eletivas. Eu tinha certeza de que o secretário Afonso iria abrir as portas para que tudo isso pudesse acontecer. Nos próximos dias vamos nos reunir com os prefeitos e secretários de saúde da região para encontrar solução para atrair médicos que queiram morar na região. Com a união de todos, Estado e prefeitos da região, o nosso hospital de Dianópolis, se Deus quiser, vai ser referência de novo”, frisou Kátia.

A iniciativa da senadora de buscar solucionar as demandas apontadas nas reuniões locais foi destacada pela secretária municipal de Saúde de Ponte Alta do Bom Jesus. Representando os demais secretários presentes, Camila Aires falou sobre a importância do encontro.

Somos de uma região que, geralmente, é esquecida e não somos ouvidos. Ter esta oportunidade de sentar no gabinete do secretário estadual e poder trazer as demandas de saúde, os problemas que nós enfrentamos, é de grande validade não só para nós gestores mas para os munícipes. Então, quero agradecer a senadora Kátia pela iniciativa de nos dar esta oportunidade de sermos ouvidos e de nos ter dado acesso direto ao secretário de Estado Afonso Piva para que possamos melhorar a saúde da região sudeste”, disse.

Participaram da audiência o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, e dos secretários municipais de Saúde de Arraias, Cléber Flavio de Paula Teixeira; Conceição do Tocantins, Luana Souza Rodrigues; Porto Alegre do Tocantins, Josilton Nunes Rodrigues; e Ponte Alta do Bom Jesus, Camila Aires de Oliveira Sardinha.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS