Facebook
21/08/2019 - 10h24m

VISAT

Seminário discutirá a Mineração no Tocantins e no Brasil nesta sexta-feira

Redação

Na programação desse ano serão abordados os acidentes de Trabalho na Samarco, em Mariana e Vale, em Brumadinho (Foto: Márcio Di Pietro)

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 23 o II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) que terá como tema A Mineração no Tocantins e no Brasil. Na ocasião serão apresentados trabalhos de diversos Estados brasileiros que comprovaram contribuição real ao desenvolvimento da vigilância e promoção da Saúde do trabalhador.  O seminário irá acontecer no auditório do Ministério Público do Estado, em Palmas.

De acordo com a gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Magna Dias Leite, o tema abordado no seminário surgiu da preocupação, resultante do fato da mineração gerar grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. “Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e de proposição de estratégias para reduzir os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana”, disse Magna.

Na programação desse ano temas de grande repercussão serão abordados como os acidentes de Trabalho na Samarco em Mariana e Vale em Brumadinho pela palestrante Marta de Freitas que atuou diretamente nas áreas atingidas. Marta é mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.

O “Impacto Socioeconômico e Ambiental e Panorama da Mineração no Brasil e Tocantins”, também será abordado pelo palestrante Bruno Milanez, doutor em Política Ambiental que também atuou em Brumadinho.

Oficinas

No dia 22 serão realizadas duas oficinas, no prédio do Anexo 1 da Superintendência de Vigilância em Saúde, com apresentação de experiências bem sucedida de vários municípios. A primeira terá o tema saúde Mental relacionado ao Trabalho com a facilitadora,  drª  Maria do Socorro Nina, psicóloga do CEREST Amazonas e Professora da Universidade  Federal do  Amazonas, serão apresentados os principais conceitos considerando a relação saúde mental e trabalho e rede de atenção à saúde mental da região amazônica

A segunda oficina terá como tema a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado com a facilitadora, Elém Cristina, ela irá apresentar o  panorama nacional e relevância das ações voltadas para a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.

Mineração

A mineração gera grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. Por ser potencialmente poluidora, a mineração, dependendo do minério causa problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, sendo estes problemas de interesse à saúde pública e consequentemente de responsabilidade do SUS. Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da VISAT e proposição de estratégias para reduzir os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana.

Programação Completa II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador

9:00h - Recepção e inscrição dos participantes

9:30h - 1ª Palestra:

“O Papel do SUS e Ações da VISAT na Mineração do Tocantins.” Palestrante: MSc. Carla Baêta Mestrado em Ciência Animal; Graduada em Medicina Veterinária. Coordenadora Nacional da Saúde do Trabalhador no Ministério da Saúde.

10:30h - 2ªPalestra:

“Acidentes de Trabalho na Samarco em Mariana e Vale em Brumadinho” Palestrante: MSc. Marta de Freitas Mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente; Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional; Graduada em Engenheira Mecânica.

14:00h – 3ªPalestra:

“Impacto Socioeconômico e Ambiental e Panorama da Mineração no Brasil e Tocantins” Palestrante: Dr. Bruno Milanez Doutorado em Política Ambiental; Mestre em Engenharia Urbana; Graduado em Engenhaira de Produção.

15:30h - Intervalo

16:00h - Mesa de debates:

CEREST-TO, CES/ CISTT-TO, DNPM–TO, MAM-TO, MPE-TO, MPT-TO e NATURATINS.

18:00h – Encerramento

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS