Facebook
07/11/2018 - 15h47m

ENERGISA

Segurança: Cuidados em obras e construções devem ser redobrados

Comunicacao Energisa - ETO

Pintor na construção civil há 14 anos, Sebastião Silva Carvalho diz que aprendeu ao longo da carreira a avaliar cuidadosamente o local onde irá realizar seu trabalho. “Já recusei muito serviço por não ter segurança para trabalhar”, afirma. Segundo ele, cuidar da vida é prioridade e por isso, é preciso preparar a área onde a pintura será realizada.

“Na construção civil temos muitos riscos, por isso avaliamos o cenário antes de começar a trabalhar. Além disso, na minha equipe não usamos extensor no rolo de pintura e evitamos o andaime, usando somente onde não tem rede de energia”, pontua. Sebastião lamenta ver colegas de profissão que não respeitam a vida.

Delmindo Antônio Mendes e Souza, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, explica que, assim como o trabalho de pintura predial, outras atividades na construção civil podem expor os trabalhadores ao risco, principalmente com energia elétrica. Por isso, o cuidado deve ser redobrado, pois são comuns o registro de acidentes, inclusive com vítimas fatais. Durante suas atividades, profissionais da construção civil como antenistas, pintores, pedreiros e ajudantes podem ser vítimas de choque elétrico ao se aproximarem, ou colocarem suas ferramentas e equipamentos em contato com a rede energizada. “Em muitos casos, não é preciso nem encostar nos fios para sofrer uma descarga. O fato de estar próximo à rede já ocasiona o choque elétrico”, alerta.

Delmindo orienta que o primeiro passo para evitar acidentes com a rede de energia é planejar o trabalho cuidadosamente, com atenção a rede elétrica e o material que será utilizado na atividade. “Esses profissionais devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual durante o trabalho e nunca movimentar antenas, vergalhões, calhas, telhas metálicas ou cabos de rolo de pintura nas proximidades da rede de energia”, destaca.

Para Sebastião esses cuidados fazem a diferença no dia a dia. “Há 14 anos trabalhando como pintor, tenho orgulho de dizer que nunca sofri um acidente. Por isso, é tão importante ter segurança no trabalho”, finaliza.

Uma outra dica importante, segundo Delmindo é comunicar a Energisa sempre que for executar algum serviço na fachada do imóvel ou executar algum serviço em local de risco. O contato pode ser feito pelos Canais de Atendimento da distribuidora: Energisa On, site, agências de atendimento e 0800 721 3330, e dessa forma receber apoio dos técnicos da empresa.

Semana de segurança

De 5 a 11/11, a Energisa e todas as concessionárias de energia elétrica do País realizam a XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. A ação, capitaneada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), tem como objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidente com energia e orientar sobre os cuidados.

Segundo a Abradee, o número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. No Brasil, desde que começou a fazer a campanha de conscientização, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano. O dado mostra que foram evitadas 47 mortes/ano.

Essa realidade se reflete também no Tocantins, que de 2015 até outubro deste ano reduziu em 52% a quantidade de acidentes da comunidade com a rede de energia, totalizando uma média de 14 ocorrências por ano.

Passo-a-passo para uma atitude segura:

• Nunca instale a antenas próximas à rede de energia ou para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos. Instale a antena sempre do lado oposto a rede de energia;

• Marquises de edifícios não são os locais adequados para a instalação de antenas, pois costumam estar próximas às redes elétricas;

• Ao realizar pintura de faixadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois os mesmos poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;

• Quando for manusear vergalhões, barras de ferro, telhas, calhas e outros matérias, fique atento para que as pontas não se aproximem das redes elétricas;

• Mantenha uma distância segura ao manobrar equipamentos, ferramentas, caminhões, guinchos e outros materiais em canteiros de obras e suas proximidades;

• A colocação de andaimes deve ser planejada, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia;

• Ao utilizar equipamentos e máquinas em local molhado, verifique se eles são adequados para funcionamento nestas condições. E não utilize benjamim ou T para liga-los na tomada, assim evita-se sobrecarga e curto-circuito.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS