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25/09/2012 - 12h33m

Seduc debate educação integral no campo com diretores

Redação

      Foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 24, na sede da Seduc - Secretaria Estadual de Educação, em Palmas, uma reunião com as diretoras das seis escolas de tempo integral do campo, com o objetivo de definir o apoio às atividades práticas com base na produção familiar.

      Os alunos dessas escolas dispõem de disciplinas no contraturno das atividades, como sistema de cultivo, sistema de criação, agroindústria, aquicultura e extrativismo, que por enquanto estão sem a parte prática e a de empreendedorismo. E é aí que entra o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que numa parceria com a Seduc disponibilizou técnicos instrutores (veterinários, zootecnistas e agrônomos) para auxiliar as escolas nessas disciplinas, estendendo o benefício às famílias dos estudantes, que receberão visitas técnicas e serão orientadas em seu ramo de atividade, sempre aos sábados, em um sistema rotativo.

      Por exemplo, uma família que trabalha com criação de aves receberá suporte técnico para corrigir os erros e potencializar acertos. Ao mesmo tempo, todos os alunos da escola, incluindo os do ensino fundamental, estarão envolvidos, acompanhando as visitas. Mesmo que apenas observando a parte prática, já que são muito novos para executar determinadas tarefas, os alunos do fundamental “terão sua parte teórica aprimorada por esse contato”, explicou Cleudemar Abreu Lopes, coordenadora do Senar no Tocantins.

      São 32h aula de teoria, 40h de noções de empreendedorismo e 88h de prática, alcançando um total de 1.275 alunos nas seis escolas. “Achei esta reunião muito válida, pois muitas questões que estavam vagas e incertas ganharam definição precisa para nós. Valeu a pena ter me deslocado até aqui. Agora tenho certeza de que não haverá comprometimento dos trabalhos nos âmbitos pedagógico e administrativo”, disse Maria Rosane Ramalho, diretora da Escola Estadual Professora Zulmira Magalhães, de Arraias.

      Durante a reunião cada escola foi ouvida e elaborou-se um plano de ação individual, de acordo com cada realidade. Foram projetadas as visitas técnicas, a logística de transporte, alimentação e material técnico.

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