Facebook
06/11/2014 - 11h01m

Secretaria Municipal de Saúde faz alerta sobre a Febre Chikungunya em Tocantinópolis

Redação

A Prefeitura de Tocantinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem alertar a população do município, com relação à Febre Chikungunya. Todo mundo já sabe que o início do verão costuma vir acompanhado, além do calor, de um grande volume de chuvas, um prato cheio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e Aedes Albopictuse consequentemente a disseminação do vírus da dengue.

Mas poucos sabem que esse inseto transmite outra doença, a Febre Chikungunya, que chegou recentemente ao Brasil e fez mais de 100 vítimas fatais por onde passou.

No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa â€œaqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinopolis (SEMUS) está executando uma força-tarefa para impedir à proliferação de casos da febre chikungunya – a doença prima da dengue – em Tocantinópolis. O objetivo é evitar que em Tocantinópolis se repitam status de epidemia como já ocorre em outras cidades do País. Sendo que no Brasil o estado do Tocantins é visto como um dos que tem mais chances da proliferação da doença, o município de Tocantinópolis passa a ser uma cidade com altíssima pretensão de disseminação da doença.

Diante dessa situação, a preocupação das autoridades passa a ser o combate ao mosquito Aedes Aegypti e Aedes albopictus, os dois vetores transmissores da doença. Conforme a SES, eles estão presentes em 90% dos Municípios Tocantins.

SINTOMAS MAIS COMUNS:

  • Febre alta;

  • Dor/inchaço nas articulações: (mais frequente nas mãos, tornozelos e joelhos);

  • Dor de cabeça;

  • Dores musculares;

  • Manchas vermelhas.

As articulações são muito afetadas. O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção.

O grande perigo da doença é a dor excruciante nas juntas, que pode persistir por meses e mesmo anos depois do estágio febril. Os cuidados para evitar a doença são os mesmos da dengue: evitar deixar água parada em locais de possíveis reproduções dos mosquitos.

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos chegando a deixa sequelas.

Em idosos e crianças, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte,

Caso apresente febre e algum desses sintomas, especialmente nas articulações, procure imediatamente um dos postos de saúde do nosso município.

PREVENÇÃO:

A melhor forma de prevenção é impedir o ciclo de evolução do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Isso previne tanto a ocorrência de surto de Dengue como o de Chikungunya.

Não tome remédios sem orientação médica. Elimine todos os recipientes que possam acumular água.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS