Facebook
14/09/2018 - 22h27m

15 ANOS DO CONSEA

Secretária de Desenvolvimento Social de Palmas Valquíria Rezende, participa de evento na Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do estado

Redação/Fotos: Aline Gusmão

Valquíria Rezende, foi uma das participantes do evento em que ressaltou avanços conquistados nos 15 anos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

 

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas Valquíria Rezende, participou na manhã desta sexta-feira, 14, de um evento do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Estado do Tocantins.

Wandy Mary, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social

Os avanços conquistados nessa década e meia é produto da luta incansável de cada um dos atores envolvidos nesse esforço em defesa da garantia do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em nosso Estado”, dessa forma a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Wandy Mary, manifestou-se na comemoração dos quinze anos da recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), na sede dos Conselhos, em Palmas.

Estiveram presentes ao evento além da Secretaria Wandy Mary, e da secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas Valquíria Rezende, o presidente do Conseas Daniel Barbosa dos Santos, os conselheiros atuais, ex-conselheiros, e ex-secretárias executivas.

Presidente do Consea-TO, Daniel Barbosa dos Santos

O presidente do Consea-TO, Daniel Barbosa dos Santos, disse que os quinze anos do Conselho representa um marco regulatório na política de segurança alimentar no Estado. “Esse período marca toda a trajetória na construção deste Conselho, e vem dar visibilidade à política de segurança alimentar e nossa luta contra a desigualdade social e a favor dos que mais necessitam de acesso aos alimentos de qualidade”, afirmou ele.

Ex- conselheira Régina Mercês

A ex-conselheira, Régina Mercês, que atuou por dez anos no Consea, falou da importância do órgão na melhoria da qualidade de vida da população tocantinense. “Temos motivos para comemorar, já que conseguimos avançar apesar dos muitos desafios que ainda encaramos diariamente. Termos um Conselho fortalecido nos possibilita promover as ações que amenizam a insegurança alimentar no Estado, e atuar em todos os campos que envolvem a segurança alimentar, como a saúde, educação e transporte”, apontou ela.

Consea

O Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). É composto por dois terços de representantes da sociedade civil, inclusive na presidência, e um terço de representantes governamentais.

Recriado em 2003, o Conselho tem caráter consultivo e entre suas atribuições está propor à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com base nas deliberações das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS