Facebook
29/03/2019 - 16h06m

VACINAÇÃO

Secretaria da Saúde orienta profissionais sobre imunização contra influenza

Reuniões sobre campanha nacional serão realizadas com profissionais que atuam em salas de vacinas das unidades básicas de saúde

Com o intuito de planejar as ações da campanha de vacinação contra a Influenza no Estado, a Secretaria da Saúde por meio da Gerência de Imunização realiza nos dias 2 e 3 de abril, a reunião macrorregional para a 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas. Outra reunião acontece simultaneamente no auditório da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, em Araguaína, com os técnicos dos municípios situados no Norte do Estado.

O público alvo destas reuniões são enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam em salas de vacinas das unidades básicas de saúde e os coordenadores de imunização do Estado e município.

A reunião faz parte do planejamento estratégico para a campanha de vacinação contra gripe que está programada para acontecer no período de 10 de abril a 31 de maio. O dia D da campanha está previsto para que todas as unidades de saúde do Estado atendam à comunidade no sábado, 4 de maio.

Segundo o gerente da Imunização da SES, Euridinei Camillo, a população alvo a ser vacinada no Tocantins é de 415.231 usuários, compreendendo os diferentes grupos prioritários, e a cobertura mínima a ser alcançada por grupo prioritário é de 90%. “A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e suas complicações. Por isso o objetivo da campanha é reduzir as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causada pelos vírus Influenza, na população alvo da vacinação.”

Quem vacina

- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade;

- Indígenas a partir de seis meses de idade;

- Gestantes de qualquer idade gestacional;

- Puérperas, até 45º dia após o parto;

- Trabalhadores da saúde;

- População de 60 anos ou mais;

- População privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- Usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Professores da rede pública e privada. 

Influenza

Comumente conhecida como gripe, à influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início repentino dos sintomas, que incluem geralmente febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca e dor de garganta. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro. (Ellayne Czuryto)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS