Facebook
14/10/2021 - 14h37m

CAOP

Seciju realiza 3ª edição do Curso de Ações e Operações Policiais para 41 policiais penais do Bico

Redação

O Caop será ofertado em todas as unidades penais do Tocantins até início de 2022 com foco na padronização de ações.

Com 80 horas/aula, o curso atende, nesta edição, os policiais penais da região do Bico do Papagaio (Foto: Cidadania e Justiça)

Com foco na execução da Lei de Execução Penal (LEP) e na excelência dos serviços prestados à sociedade, 41 policiais do Sistema Penal (Sispen) estão participando da 3ª edição do Curso de Ações e Operações Policiais (Caop) durante toda esta semana, no Instituto Federal do Tocantins, em Araguatins. Com carga horária de 80 horas, na modalidade de regime integral, os servidores estão sendo capacitados para padronizar os procedimentos operacionais e fortalecer a segurança das unidades penais do Estado. Três policiais penais do Pará e um policial militar do Maranhão também participam da capacitação.

De acordo com o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves, o Caop auxilia no alinhamento dos protocolos de ações existentes dentro das unidades penais. “Dentro da Polícia Penal, cada vez mais se faz necessária a padronização das ações e atividades. Eles são treinados com os nossos melhores profissionais a fim de garantir uma execução de excelência nas ações praticadas por nossos policiais. Neste curso, a base doutrinária é intervenção tática, treinamento físico funcional e tático, escolta, suporte, monitoração, ação com cães, manutenção de armamentos, armamento e tiro”, destacou, reforçando que o Caop faz parte do programa Valorizar, executado pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins (Esgepen/TO).

O chefe da Unidade Penal de Araguatins explicou como a capacitação proporcionará novas estratégias de trabalho para os policiais penais da região do Bico do Papagaio. “Araguatins é uma regional que cobre Ananás, Augustinópolis e Tocantinópolis e esse curso trará um aprimoramento para alinharmos as nossas práticas. O Caop é uma ferramenta para deixar preparados e dentro de um padrão de rotinas policiais para, assim, podermos prestar um serviço de excelência dentro das unidades penais e também para a sociedade”, afirmou.

Caop 2021

O edital para o Curso de Ações e Operações Policiais - 2021 contou com 400 vagas, atendendo 25 unidades espalhadas pelo Estado. O Curso é coordenado pela Esgepen/TO e pela Coordenação da Gerência de Administração e Operações Penitenciárias da Seciju.

Nesta edição, os policiais penais serão formados pela Seciju no sábado, 16, após finalização do conteúdo programático com as seguintes disciplinas: Qualidade de vida; Gestão e Segurança, com aulas sobre Saúde do Trabalhador; Inteligência Emocional; Treino Físico; Direitos Humanos e a Lei de Abuso a Autoridade; Procedimentos Disciplinares; Noções de Inteligência Penitenciária; Rotinas e Procedimentos das Unidades Penais; Noções de Monitoramento Eletrônico de Pessoas; Sobrevivência Administrativa; Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Noções de Intervenção Tática;  Noções de Operações com Cães; Noções de Operações e Intervenção de Escolta; Algemação; Noções de Abordagem Policial; Ambientação de Calibre 12; Limpeza e Manutenção de Armamento; Teoria de Armamento e Tiro; Prática em Armamento e Tiro.

Cronograma

Ao todo, serão realizadas oito edições do Curso para capacitação de 400 servidores de todas as unidades penais até o início de 2022. Desse total, duas turmas já formaram e uma está em andamento, em Araguatins, sendo que as próximas turmas serão as seguintes: 

Região Operacional III – Guaraí: de 25 a 30 de outubro de 2021; Região Operacional VI – Gurupi: de 8 a 13 de novembro de 2021; Região Operacional IV e V – Palmas – Turma I: de 22 a 27 de novembro de 2021; Região Operacional IV e V - Palmas – Turma II: de 6 a 11 de dezembro de 2021; Região Operacional VII e VIII – Dianópolis: de 17 a 22 de janeiro de 2022.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS