Facebook
24/09/2021 - 14h47m

CUSTODIADOS

Seciju e Seduc formam detentos da Unidade Penal de Araguatins no ensino fundamental

Redação

A formação dos privados de liberdade ocorreu na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ministério da Educação.

Equipe da Seduc e da Unidade Penal durante a formatura dos custodiados (Foto: Divulgação/Seciju)

Garantindo o direito à educação para pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizaram, nesta semana, a formatura de três detentos da Unidade Penal de Araguatins no ensino fundamental, ofertado pelo Colégio Estadual Osvaldo Franco, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O chefe da Unidade Penal, Herberson Vieira de Sousa, destacou que a educação promove oportunidades. “Temos o compromisso de mudar a realidade na Unidade, por meio da execução de projetos voltados aos custodiados sendo que, dentre eles, a educação é um dos que tem dado muito certo e trazido mais resultados. Nosso objetivo é fazer com que o custodiado entenda a necessidade de se qualificar para que possa retornar ao convívio social e ter melhores condições de vida e a educação é, de fato, uma grande oportunidade”, frisou. 

Me sinto muito grato pela oportunidade e pelo projeto que veio para nos ajudar na ressocialização, pois nos dias de hoje é muito importante um ensino educacional para trabalhar em nosso cotidiano uma distração mental que ajuda a remir a pena e, o mais importante, o ensino é algo que levamos pelo resto da vida”, disse o formando T.C.G.G. de 22 anos, agradecendo à equipe da Unidade Penal e da Pasta por “estarem nos ajudando a recuperar o tempo perdido”.  

O trabalho do Pedagogo na Unidade Penal é desafiador e gratificante porque promove tratamento humanizado e condições para um amadurecimento pessoal do custodiado e assim, todos os envolvidos nesse processo ganham, principalmente o interno que é o nosso foco principal”, considerou a Agente Especialista em Execução Penal – a pedagoga da Unidade Penal, Kelyane da Silva Santos Laurindo.

A conclusão do ensino fundamental dos custodiados aconteceu na modalidade de ensino EJA (Foto: Divulgação/Seciju)

EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. Instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, a EJA tem como principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação. Depois de cursar a modalidade, o aluno está apto a fazer a prova para concluir os estudos e conquistar o diploma.´

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS