Facebook
03/02/2022 - 17h34m

SEBRAE-TO

Sebrae e Prefeitura de Araguaína realizam palestras de abertura do ano letivo

Assessoria de Imprensa/Sebrae Tocantins

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Diretoria de Formação Continuada Semed

Sebrae Tocantins e Prefeitura de Araguaína realizam palestras de abertura do ano letivo (Foto: Divulgação/Sebrae)

Duas palestras fizeram a abertura do ano letivo na educação municipal de Araguaína e também do calendário 2022 das ações de formação continuada oferecidas aos servidores do setor administrativo das escolas, técnicos e professores. Os palestrantes Alê Prates, de São Paulo, e Edna Borges, do estado de Minas Gerais, fizeram suas apresentações sob o tema “Ações voltadas para o acolhimento e desenvolvimento das competências socioemocionais, abordando a necessidade de reinvenção da educação diante da pandemia”.

A secretária municipal de Educação, Elisângela Moura, deu as boas-vindas aos palestrantes e ao público. Ao todo, quase 1.500 pessoas assistiram à live, na manhã de segunda-feira (31). Servidores da Educação dos municípios de Filadélfia, Babaçulândia, São Bento do Tocantins e Santa Fé do Araguaia registraram presença, incluindo representantes da comunidade quilombola de Cocalinho, em Santa Fé. Elisângela agradeceu a parceria do Sebrae Tocantins no desenvolvimento de ações voltadas à Educação. “Nós sabemos que a Educação é mais que ensinar, é também acolher”, ressaltou a Secretária.

A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, participou da cerimônia de abertura do ano letivo e destacou a importância do apoio da entidade nas ações de Educação. “Desde que iniciou a pandemia, a gente se deparou com um processo de desconstrução, trazendo consciência sobre a eficácia das aulas remotas. Agora, temos a consciência da confiança dos pais e alunos com o retorno das aulas presenciais, todos em processos de adaptação”. Ela frisou o papel da Educação como “influência e oportunidade de contribuir com o futuro”.

A primeira palestra foi apresentada pelo escritor e professor paulista, Alê Prates, sobre o tema “A Reinvenção do Profissional de Educação” e abordou questões como decisões, experiência e capacidade de assumir a responsabilidade para o desenvolvimento profissional.

Em tom motivacional, Prates ressaltou pontos sobre comportamento profissional diante de dificuldades, como a pandemia, por exemplo. Ele chamou a atenção para o desempenho profissional no campo de atuação. “É preciso ter meta, todos nós sabemos, mas a grande reinvenção é ter meta com sentido”, disse o palestrante explicando que “a necessidade de sobrevivência não pode ser a meta de um profissional, pois isso limita o nível de evolução”, afirmou.

Na sua apresentação, a segunda palestrante, a jornalista e consultora Edna Borges, trouxe o tema “Um Olhar sobre as Competências Socioemocionais: acolher e cuidar de quem cuida de tantos”, sobre a valorização dos conhecimentos prévios que cada estudante tem e traz para a escola. “Todos têm muito conteúdo para a troca de conhecimento. A educação precisa fazer sentido para os nossos estudantes e só faz sentido quando ela faz a conexão entre o mundo cotidiano e o conteúdo”, ressaltou.

Para Edna, o papel do educador é integral e tem base em três metodologias: a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes; a conexão dos conteúdos com o mundo e o cotidiano e a interação e a experiência como elemento central na construção dos saberes.

Segundo a palestrante, as metodologias são uma forma de proporcionar ação no processo de aprendizagem. Edna também apontou dicas de exercícios de atenção plena e autoconhecimento para quem trabalha com Educação.

As palestras estão disponíveis no canal da Diretoria de Formação Continuada do Município de Araguaína, no link https://wwwé .youtube.com/watch?v=n8qvdJY38B0

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS