Facebook
10/12/2018 - 12h03m

NO AUDITÓRIO DO PALÁCIO ARAGUAIA

Seagro e parceiros realizam seminário do Plano Estratégico Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros realizam, na próxima quinta-feira, 13, o 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e 1º Fórum de Pecuária Sustentável do Tocantins. O evento ocorre no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Na programação do evento, no período da manhã será discutida a retirada da vacinação de aftosa, com a presença da equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Adapec. O objetivo é para explicar como será o processo.

De acordo com a diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Erica Jardim, num primeiro momento, antes de toda a discussão do Seminário, a Secretaria da Agricultura assinará termos de cooperação e lançar em edital, junto com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), algumas Políticas Públicas que visam o desenvolvimento da pecuária sustentável no Tocantins. “Vamos assinar também um termo de cooperação com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para repasse de material pra que montem dois laboratórios, um de mudas e outro para reprodução animal e com FAP, um edital para pesquisadores, nas áreas de apicultura e meliponicultura”, adiantou a diretora.

Ainda no período da manhã acontece o lançamento da Política Estadual de Melhoria da Qualidade do Padrão Genético dos Rebanhos, por meio de um decreto do Governo do Tocantins.

Vespertino

No período da tarde, a programação será organizada em painéis, quando serão apresentados a “Pecuária no Estado” e sobre as “Perspectivas dessa Pecuária”. No final do evento será elaborada uma Carta do Fórum, com o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento de uma “Pecuária Sustentável no Tocantins”. Outra proposta que será abordada é sobre a criação de um grupo de trabalho de pecuária sustentável, com a contribuição das instituições envolvidas, pecuaristas e associações de pecuaristas, com finalidade de fortalecer as discussões.

Parceiros

O Governo do Estado conta como parceiros na organização do evento, o Ministério da Agricultura; Sistema Fieto; Faet; Senar e Secretaria da Agricultura Familiar. E apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), FAPT, CLIVAR, MB, POLLI,  TORTUGA, ALTA, ABCZ, ACNT, DESTAK.

Programação:

13/12/2018 – Manhã

08h – Abertura oficial

9h10- 10h - Plano Estratégico Nacional para a retirada da vacinação contra febre aftosa  – Mapa/SFA, Auditor Fiscal Federal Agropecuário  da (SFA – MAPA),  Luis Eduardo Cardoso

10h10 – 11h - Histórico do combate à febre aftosa no Tocantins – Diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Francisco Pereira Ramos

11h10 às 12h – Controle do trânsito entre os estados que fazem divisa com o Tocantins–  Responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle de Trânsito Animal da Adapec,  Marne Noleto 

13h30 – Apresentações

Painel 1 - Diagnóstico e perspectivas futuras da cadeia produtiva da carne bovina – Secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária - Thiago Dourado e o presidente da Fieto, Roberto Pires.

Painel 2 - Projeto ABC no Tocantins: Casos de Sucesso – Gerente de Agropecuária do Ruraltins e responsável pelo Projeto ABC no Tocantins, Ana Clara Bohnen e o gerente do Projeto ABC Cerrado do Senar Nacional, Rafael Rocha.

Debates: Moderador Eric Arthur Bastos Routledge – Pesquisador Chefe de P &D  da Embrapa  CNPASA

15h30 ÀS 17h30 – Apresentações

Painel 3 – Experiência dos Pecuaristas no Tocantins – Presidente da Associação dos Criadores de Nelore no Tocantins José Luiz Sanches Boteon e o proprietário da Agro3mil, Ricardo Dias

Painel 4 – A importância da organização na pecuária – Diretor Técnico da DSTAK (Assessoria Pecuária), Rafael Mazão e o gerente do escritório técnico regional da ABCZ em Palmas, Luiz Fernando De Paula  Salim

Debates – Moderador Maurício Bassani (MB Parceiros)

17h30 às 18h30 – Mesa Redonda  de encaminhamentos da Carta do Fórum.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS