Facebook
10/09/2018 - 13h00m

EDUCAÇÃO

SÃO MIGUEL: Projeto de escola estadual trabalha as dificuldades da matemática de forma lúdica e prazerosa

Com informações de Thaís Souza

Conforme Katiana Leite, o projeto proporcionou interesse dos alunos pela disciplina

A Escola Estadual São Miguel, em São Miguel do Tocantins, realizou no dia 6 de setembro, a culminância do Projeto Matemática da Hora: Calculando ideias. A ação desenvolvida pelos professores foi iniciada em março deste ano e visa dinamizar as aulas de matemática para que todos os alunos participem ativamente da construção do conhecimento, de forma lúdica e prazerosa, além de estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade para resolver problemas.

Os estudantes utilizaram balança para aprender matemática

As atividades foram realizadas durante as aulas. Cerca de 450 estudantes do ensino fundamental e médio participaram do projeto em que desenvolveram exercícios de fixação, elaboraram questionários para os colegas, apresentaram o trabalho para os professores e realizaram inúmeras brincadeiras com foco no tema.

De acordo com o professor Joel Costa Modesto, a matemática está presente no cotidiano, por isso é necessário o desenvolvimento de habilidades para a solução de alguns problemas de raciocínio lógico. “Os alunos abraçaram o projeto, incorporaram a proposta e, além do conhecimento específico, foi possível trabalhar com os estudantes valores voltados para a coletividade e respeito ao próximo”, disse.

O professor Joel da Costa disse que o projeto surgiu da necessidade de tornar as aulas mais dinâmicas

Joel Costa Modesto frisou que a ação surgiu da necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando habilidades e competências. “Buscamos despertar nos alunos a curiosidade, o interesse pelos desafios e a ampliação de seus conhecimentos, além da capacidade de calcular e desenvolver seus aspectos cognitivos, mas com liberdade de construir seus saberes em diferentes níveis”, concluiu.

A coordenadora pedagógica, Katiana Leite, enfatizou a importância da ação. “Foi algo que motivou os alunos a terem maior interesse pela disciplina, dando uma nova interpretação e dinamismo para o ensino da matemática”.

Estudante da 1ª série do ensino médio, Sara Araújo frisou que foi uma oportunidade de interação. “Além de manusearmos algumas ferramentas como balança digital, transferidores, fita métrica, cubos e outros objetos, este projeto foi uma forma de interagirmos com os colegas de outros turnos e turmas”, concluiu.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS