Facebook
03/09/2024 - 17h27m

MORADORES E ANIMAIS AFETADOS

SÃO MIGUEL: Gado fica desnorteado e 'andando nas cinzas' após incêndio devastar zona rural

Por Bico 24 Horas

Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas conseguiram controlar queimada, mas ainda há focos de incêndio. Dois povoados são os mais afetados com casas e animais silvestres queimados.

Gado vagando no meio da fumaça após incêndio (Foto: Divulgação)

O incêndio florestal na zona rural de São Miguel, região do Bico do Papagaio, atingiu pelo menos 13 quilômetros de extensão. Moradores de dois povoados perderam casas e animais silvestres foram carbonizados. Segundo fazendeiros, o gado está desnorteado, sem pasto para comer e 'andando na cinza'.

"Nós temos mais de 2 mil cabeças de gado andando nas cinzas, entendeu? Porque foi consumido tudo em chamas, são mais de 50 pastos, todos foram queimados, todos, todos. Eu tenho 17 anos aqui dentro, eu nunca tinha visto isso aqui", comenta Edvagno Pereira De Araújo, gerente de fazenda.

O fogo na vegetação se alastrou e atingiu casas dos povoados Imbiral e Sete Barracas no sábado (31). Não há informação do que pode ter causado o incêndio. Segundo a prefeitura, todos os esforços estão sendo direcionados para combater as chamas e prestar auxílio aos atingidos. De acordo com a Defesa Civil o fogo está controlado, mas ainda há focos.

Animais silvestres também foram vítimas das queimadas. No fim de semana duas preguiças foram cercadas pelas chamas. Uma ficou carbonizada e a outra foi socorrida por moradores com muitos ferimentos. Um coelho silvestre e a preguiça estão sendo tratados em uma clínica veterinária.

O Corpo de Bombeiros de Araguatins foi chamado para ajudar a conter o incêndio. A Defesa Civil também está no local com ajuda de caminhões-pipa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS