Facebook
27/03/2014 - 21h23m

Sítio Novo To cadastra produtores rurais para participarem do Projeto CPR Doação Simultânea

Redação

O Articulador de Projetos da CONAB – Companhia nacional de Abastecimento está em Sítio Novo desde ontem (26) e continuará hoje e amanhã (27 e 28 de março), realizando cadastro dos produtores rurais do município, para que eles possam participar do projeto do Governo Federal que visa comprar produtos alimentícios advindos da agricultura familiar.

Segundo Marcos Rony Gomes da Silva, o Articulador de Projetos da CONAB, o CPR Doação Simultânea é uma modalidade de Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, aplicada quando o grupo formal de agricultores familiares (cooperativa ou associação) vende a sua produção para o Governo que doa para instituições de caráter social ou filantrópico, governamentais ou não governamentais.

“Esse programa tem transformado a agricultura familiar do Estado do Tocantins, hoje consta em mais de 50 municípios, e é um programa que trabalha em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e o do Desenvolvimento Social fazendo doações para entidades carentes cadastradas, como por exemplo, os CRÁS (Centro de Referência em Assistência Social), Escolas Municipais, APAE e Asilos” explica Marcos Rony.

Ele ressalta que sem a parceria da Prefeitura Municipal de Sítio Novo, o projeto seria inviável. “A participação do prefeito Jair Farias foi fundamental, pois a prefeitura é que viabilizará a escoação da produção, ou seja, o transporte dos alimentos da Zona Rural para Zona Urbana será feito por carros da prefeitura. E os agricultores que participam deste projeto são representados por instituições, por isso só estão habilitados a participar os municípios que tem associações de pequenos produtores regularizados”, acrescentou.

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua do Comércio Nº 1678 – Centro, no horário das 08h às 12h e das 14h ás 18h. E qualquer produtor que tiver vontade de produzir e comercializar seus produtos pode se cadastrar. De acordo com o Articulador de Projetos, os interessados devem procurar a secretaria durante estes dois dias com Identidade, CPF e DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf. No ato da inscrição o produtor deverá apresentar também uma pré-proposta apresentando os produtos que eles desejam fornecer. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS