Facebook
28/01/2019 - 17h17m

EM BELÉM-PA

Ruth Almeida homenageia quebradeiras de coco em festival nacional de gastronomia

Cinthia Gomes de Abreu

A chef de cozinha Ruth Almeida é uma das escolhidas para o time do Festival Fartura – Comidas do Brasil, que aconteceu no último final de semana na cidade de Belém (PA), na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. Compõem o time de atrações do festival, considerado o mais importante de gastronomia do País, mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas.

No Festival, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar pratos de chefs de todo o País, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir às cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. A chef Ruth de Almeida, do restaurante Raízes Gastronômicas, em Palmas, se apresentou no evento no sábado e domingo, 26 e 27, nos espaços Cozinha ao Vivo e Conhecimento. O Cozinha Show com Ruth Almeida ofereceu aos presentes a Paella do Sol.

O prato que tem como um dos principais ingredientes o coco babaçu é uma forma de demonstrar as raízes da chef de cozinha e ex-quebradeira de coco. “Foi uma forma de falar sobre a tradição das mulheres quebradeiras de coco”, disse Ruth, acrescentando que uma homenagem às quebradeiras de coco também foi feita no evento. “Eu relembrei que antes o coco babaçu servia só para fazer carvão e para consumo de pessoas muito pobres. E hoje o coco babaçu está se destacando com o potencial não só no artesanato como também na gastronomia com a amêndoa, a castanha e o azeite.”

Em 2019, os Festivais acontecem também em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa. No ano de 2018, Ruth participou do Festival em Belo Horizonte (MG), no mês de agosto, e na cidade de Fortaleza (CE), em novembro. O Fartura busca mapear a gastronomia brasileira com seus personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes – e seu caminho da origem até a mesa.

Fartura

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Perfil

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio, em Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. Em 1991, decidiu partir para Palmas. Montou um barraco de lona na Região Sul da capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas, serviços gerais e cozinheira em hotéis. Até que um dia, ela descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT.

Dentre milhares de inscrições, Ruth foi escolhida para participar do programa e garantiu a segunda colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier como uma “cozinha de amor”. Foi aí que Ruth Almeida decidiu criar garra e abrir o seu próprio restaurante – o Raízes Gastronômicas –, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS