Facebook
19/06/2012 - 10h00m

Representantes expõem processo de construção da Carta da Amazônia

Assessoria

Os representantes de Governo dos estados da Amazônia reuniram nesta terça-feira, 19, para exposição dos trabalhos e processo de diálogo na construção da Carta da Amazônia. Paralela às programações da Rio +20 – Conferência das Nações Unidas, o encontro aconteceu no auditório do estande do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, e contou com a presença dos secretários de meio ambiente e representantes dos nove estados da Amazônia Legal.

Na ocasião, cada representante teve a oportunidade de fazer uma breve exposição das contribuições contempladas no documento para a promoção do Desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Carta, que propõe a criação de um Conselho de Desenvolvimento Sustentável, tem como finalidade identificar e promover ações voltadas para o desenvolvimento da região amazônica, aliando qualidade de vida à preservação ambiental. O documento contempla ainda demandas como a saúde, educação, energia, ciência e tecnologia.

Considerado um pacto entre os estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima, Maranhão e Manaus, a Carta da Amazônia foi elaborada durante a realização do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, e concluída no dia 1º de junho no Fórum de Governadores da Amazônia, em Manaus (AM).

Presente na mesa de discussão, o secretário de Meio Ambiente do Tocantins, Divaldo Rezende, falou sobre a participação do Estado no cenário nacional e internacional com relação aos debates de desenvolvimento sustentável. Rezende lembrou que foi no Tocantins onde surgiu o primeiro projeto de sequestro de carbono do país, e também onde começou o conceito do carbono social que visa a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

Segundo o secretário, o Tocantins teve uma contribuição significativa na elaboração da carta da Amazônia. “O Governo do Estado esteve presente durante todos os eventos relacionados ao Fórum dos Governadores, principalmente no evento que fechou a Carta da Amazônia, com as presenças do governador, membros do Governo e sociedade civil”, disse.

Integrante da delegação oficial, o presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, que também acompanhou o processo de elaboração da Carta, ressaltou que muitas contribuições foram consignadas durante o evento Tocantins 23 - Rumo a Rio+20, quando foram realizadas três reuniões (Gurupi, Palmas e Araguaína) para elencar as demandas tanto da parte de Governo quanto da sociedade civil.

Além da Carta da Amazônia, os representantes do Governo do Estado participam também da apresentação da Carta do Cerrado, outro documento que contribui para o desenvolvimento e proteção do bioma. De acordo com a programação, a Carta da Amazônia Brasileira, será apresentada no dia 21, quinta-feira, no Riocentro, durante um evento que reunirá os nove governadores da Amazônia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS