Facebook
10/08/2018 - 13h16m

EM PALMAS

Representante de Darcinópolis participa de reunião técnica sobre estratégias do Programa Mais Alfabetização

Redação

Para a coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Marcia Cristina Dias Cunha, a reunião é importante para sanar dúvidas sobre o desenvolvimento do Programa no Estado

 

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou, nesta quinta-feira, 9 de agosto, a 1ª reunião técnica estadual do Programa Mais Alfabetização, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Márcia Cristina Dias Cunha, foi uma das participantes do evento que reúniu cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.

Para a coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Márcia Cristina Dias Cunha, a reunião é um momento importante para o início do Mais Alfabetização no Estado. “Nesta reunião, os professores e assistentes podem sanar dúvidas sobre todo o processo, compartilhar experiências e aprender melhor sobre o Sistema de Monitoramento do Programa, para melhorar o aprendizado dos estudantes”, finalizou.

Durante a reunião, foram abordadas as estratégias de trabalho, funções e atribuições do professor alfabetizador, do assistente de alfabetização, do coordenador pedagógico e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos municípios.

Conforme a coordenadora estadual do Mais Alfabetização, pela Undime, Ana Célia Dora da Silva, a reunião tem o objetivo de alinhar estratégias para alcançar as metas do Programa. “A proposta é assegurar a alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, com acompanhamento pedagógico específico e apoio aos estudantes para a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano”, destacou. 

Já a técnica pedagógica da Gerência de Apoio aos Municípios da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa, falou da finalidade do Programa. “O Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, com garantia de recurso para o assistente de alfabetização e aquisição de materiais pedagógicos. Serão mais de 31.007 alunos da rede estadual e municipal no Estado do Tocantins atendidos”, pontuou.

Ao longo do dia, foram discutidas, as funcionalidades do Sistema de Monitoramento do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), utilizado para o acompanhamento do Mais Alfabetização em cada escola e rede de ensino em tempo real, além de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores da educação.

Mais alfabetização

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação (Saeb).

O Programa Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS