Facebook
30/09/2019 - 08h57m

DESTAQUE

Projeto Música e Dança da Unitins de Araguatins é aprovado para ser apresentado em fórum no Sergipe

Equipe responsável pelo projeto e idosos durante lançamento realizado no dia 20 de setembro (Foto: Divulgação)

O projeto Música e dança: qualidade de vida para o idoso, de professores e técnico-administrativos do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi aprovado para apresentação no XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos para Terceira Idade e XV Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e IV Seminário Internacional de Abrunati. O evento acontecerá em Aracaju (SE), entre os dias 1º e 3 de outubro de 2019.

A professora Silvanis Reis Borges vai representar o grupo e apresentar o trabalho em Aracaju. Ela explica que o projeto buscou responder se a dança adaptada à terceira idade proporciona bem-estar e desenvolve relações intergeracionais. “Observamos que, por meio de atividades de dança, é possível aos velhos desenvolver relações, socializar, desenvolver a criatividade, superar limites, fortalecer as capacidades cognitivas e físicas, o que traz sentimentos de satisfação e prazer, consequentemente, melhor qualidade de vida. As atividades propostas com dança e música estimularam a comunicação entre acadêmicos e velhos, as relações foram harmoniosas, com troca de experiências e desenvolvimento de laços de amizade. Assim, é visível que o projeto  promoveu o fortalecimento de vínculos e respeito entre acadêmicos da Unitins e idosos”, disse.

Ela acrescenta ainda que foi possível concluir que as atividades com dança e música podem auxiliar os idosos a envelhecerem com mais qualidade de vida, pois os tornam mais alegres, mais ativos, participativos, o que pode melhorar a saúde e trazer de volta o prazer de viver.

O projeto é realizado durante aulas descontraídas. A técnica e método utilizados consistirão em um aprendizado lúdico com conscientização visual, sensorial e por repetição. Os participantes entenderão os movimentos dos seus corpos e do parceiro ou grupo em uma dança ou uma apresentação de música com dramatização.

Participam do projeto ainda: Vera Lucia de Andrade, Darcio Sampaio da Silva, Ulissevania Sales da Silva, Miliana Augusta Pereira Sampaio e Eva Zilma Barbosa Silva.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS