Facebook
24/05/2022 - 15h54m

BANCO DA AMAZÔNIA

Projeto inédito na Amazônia Legal visa diminuir os impactos da pecuária

Ascom

O Banco da Amazônia cumpre com a Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) que orienta a implementação das políticas públicas e geração de resultados sólidos efetivos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e conta o produto Pecuária Verde, único na região voltado para capacitação do produtor rural na utilização das melhores tecnologias e práticas, sem desmatamento, com a manutenção das áreas a serem preservadas.

Por meio do Pecuária Verde, é implantado novos sistemas de produção e prestação de serviços ecossistêmicos, possibilitando ao pecuarista as melhores soluções que envolvam aplicações de tecnologias de baixo carbono, e paralelamente de rentabilidade, visando aperfeiçoar o desempenho da pecuária, considerando aspectos como: o bem-estar dos animais; a capacitação dos trabalhadores, ampliação da rentabilidade das fazendas e o planejamento do solo com base no potencial agropecuário, restaurando as áreas afetadas.

Por meio de uma linha de crédito, a Instituição estimula o pecuarista a utilizar as técnicas para melhoria produtiva da pecuária e naturalmente aumentando a capacidade de produção de riquezas naquela região. Após analisadas as necessidades do cliente, um projeto é elaborado, o pecuarista é certificado e estará apto a participar da ação, que tem como seu maior desafio diminuir o plantel em área produtiva pela pecuária utilizando os mesmos recursos naturais, com a rotação das pastagens e culturas, ocasionando a recuperação de áreas degradadas e transformando a economia tradicional em sustentável. O desenvolvimento do projeto se deu graças à ajuda de muitos parceiros envolvidos, como AFD - Agência Francesa de Desenvolvimento, GIZ - Agência Alemã de Cooperação Internacional e FiBraS - Finanças Brasileiras Sustentáveis.

Trata-se de uma linha de crédito para apoiar atividades da pecuária adequadas aos aspectos ambientais, principalmente na região amazônica, em combinação com programas de capacitação profissional e a aplicação de um sistema de monitoramento, relato e verificação (MRV). Para Augusto Barros, Técnico do BASA e Coordenador do Projeto, “é um passo essencial no caminho da transformação do crédito em mola propulsora da sustentabilidade na Amazônia”.

A sustentabilidade faz parte de um dos valores mais importantes do Banco da Amazônia, todos os financiamentos são efetuados com análise socioambiental, e para isso criamos essa linha de crédito específica”, afirmou o presidente do Basa, Valdecir Tose.

Doze clientes foram pré-selecionados para esta primeira fase do projeto piloto. As cidades escolhidas para a execução foram Paragominas/PA e Boa Vista/RR devido às atividades pecuárias tradicionais e principalmente por já desenvolverem iniciativas verdes.

O pecuarista de Boa Vista-RR, Bechara Saab, é um desses cliente-piloto. Ele conta que é cliente do banco desde 1979 e que começou a adotar práticas sustentáveis a partir de 2019 em sua fazenda, onde desenvolve a pecuária há mais de meio século. Para Saab, o Pecuária Verde é um sistema que beneficia o meio ambiente e a produtividade. “Esse programa é muito importante para a Região Amazônica como um todo, é uma coisa maravilhosa, a não emissão de CO2 na atmosfera, alta produtividade, intensificação e principalmente a melhoria do solo é impressionante essa ideia da Pecuária Verde que estamos desenvolvendo”, disse.

Os projetos estão sendo desenvolvidos com o apoio da equipe do Basa e dos consultores do CIRAD - Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o desenvolvimento, Embrapa e Imaflora.

Pretende-se concluir o programa piloto até abril, concluída esta fase a abertura do Pecuária Verde será aberta concomitantemente a aplicação do produto para outros estados com maior aptidão, como o Maranhão e o Mato Grosso e claro para as demais unidades do Banco da Amazônia.

O Pecuária Verde pretende integrar-se ao Amazônia Protege, programa de combate ao desmatamento ilegal do Governo Federal e ao Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva e Bovinos e Bubalinas (SISBOV) que tem como objetivo o controle do processo produtivo.

De acordo com o gerente executivo de Produtos do Basa, José Alex, a inclusão dos demais programas do governo agregará um controle maior. “O Amazônia Protege e o SiSbov vão assegurar os acessos aos dados para impedir operações com propriedades envolvidas em desmatamento ilegal e também permitirá o acesso crescente dos mercados nacionais e internacionais”, comentou.

Estima-se que mil propriedades e cinco mil trabalhadores rurais serão beneficiados com capacitação, oportunidades de trabalho e acréscimo na arrecadação, visto que com a implantação de novas tecnologias de intensificação da produção é possível aumentar a produtividade até quatro vezes mais.

Os interessados em obter mais informações sobre este produto devem procurar os gerentes gerais de agências do Banco da Amazônia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS